O bilionário fez proposta formal para comprar o por cerca de R$ 200 bilhões (41 bilhões de dólares), conforme documento regulatório da rede social. Recentemente, o dono da Tesla e da SpaceX já havia comprado quase 10% de participação na plataforma.

Atualmente, Musk é o homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em cerca de 1 trilhão de reais. Assim, ele ofereceu pagar 54,20 dólares por ação do Twitter, que é cerca de 38% mais alto que o de mercado da rede social até 1º de abril.

Dessa forma, a empresa informou que fará uma reunião com todos os seus funcionários para debater a proposta.

Em seu perfil no Twitter, o magnata revelou a operação: “Eu fiz uma oferta”. Junto à publicação, há um link para a carta que enviou à companhia. No documento, ele afirmou que, caso a oferta não seja aceita, “reconsiderará” sua posição de acionista.

“Desde que fiz meu investimento, me dei conta de que a companhia não vai nem prosperar nem atender a esse imperativo social em sua forma atual. O Twitter precisa ser transformado em uma empresa privada”, escreveu em carta endereçada ao presidente do conselho da rede, Bret Taylor. “Esta é minha melhor oferta e a oferta final”, finalizou.

Por fim, após o anúncio do bilionário, as ações da companhia subiram 12%. Por outro lado, as da Tesla tiveram queda de 1%.