Pular para o conteúdo
Mundo

Descoberta ajuda a entender perda de olfato de algumas pessoas após infecção por covid; saiba qual

No caso do nariz, a razão pela qual algumas pessoas não conseguem recuperar o "faro", digamos assim, pode estar ligada a um ataque imunológico contínuo às células nervosas olfativas e a um declínio associado no número dessas células.
Graziela Rezende -
Teste Rápido Antígeno para Covid-19 (Agência Brasil)

Doença que pode causar inflamações em todo o corpo, a ainda pode deixar resquícios, como perda do paladar, olfato e até dificuldade para racionar. No caso do nariz, a razão pela qual algumas pessoas não conseguem recuperar o “faro”, digamos assim, pode estar ligada a um ataque imunológico contínuo às células nervosas olfativas e a um declínio associado no número dessas células.

É este o relatório recente, cuja descoberta é de uma equipe de cientistas liderada pela Duke Health. A publicação ocorreu nesta quarta-feira (21), na revista Science Translational Medicine, que ajuda a entender por que algumas pessoas têm perda persistente de olfato após infecção pelo coronavírus.

Estudo também fala sobre outros sintomas

Desta forma, o estudo mostra uma visão importante sobre este problema, que ainda atormenta milhares de pessoas que não recuperaram, totalmente, o olfato. Além disto, o estudo fala sobre possíveis causas de outros sintomas, como a fadiga generalizada, falta de ar e nevoeiro cerebral – que podem ser desencadeados por mecanismos biológicos semelhantes.

Ao falar sobre o assunto, o autor sênior Bradley Goldstein, MD, Ph.D., professor associado do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Ciências da Comunicação da Duke e do Departamento de Neurobiologia, disse que um dos primeiros sintomas, associados à infecção pela doença, é a perda de olfato.

Normalmente, ainda conforme Goldstein, o prazo de recuperação é de uma a duas semanas, quando a pessoa tem o olfato alterado. No entanto, alguns ultrapassam este período e poderão ter perda persistente do olfato por meses ou até anos, após a infecção pela covid.

Cientistas analisaram 24 biópsias; 9 tiveram perda de olfato

No estudo, os cientistas e universidades parceiras, como de Harvard e Califórnia-San Diego, analisaram 24 biópsias, de amostras epiteliais olfativas, incluindo nove pacientes que sofrem de perda de olfato a longo prazo após a infecção pelo coronavírus.

O estudo então, fazendo “análises sofisticadas”, apontou “infiltração generalizada de células T envolvidas em uma resposta inflamatória no epitélio olfatório, o tecido no nariz, onde estão localizadas as células nervosas do olfato”. Baseado nisto, o processo de inflamação único persistiu apesar da ausência de níveis detectáveis ​​de SARS-CoV-2.

Além disso, o número de neurônios sensoriais olfativos foi diminuído, possivelmente, devido ao dano do tecido delicado da inflamação em curso, ainda de acordo com o estudo.

De acordo com o professor, as descobertas são impressionantes. “É quase semelhante a uma espécie de processo autoimune no nariz”, argumentou Bradley, ressaltando que o estudo pode ajudar a projetar tratamentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usina de açúcar e álcool oferta vagas de emprego em Aparecida do Taboado

LISTA: Governo federal doa tratores para 12 cidades de Mato Grosso do Sul

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Mundo

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Trump ainda ameaçou o grupo afirmando que se a união dos países crescerem mais, deve acabar de maneira rápida

Trânsito

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Veículo transportava cortes de carne e ficou destruído após o incêndio entre Jaraguari e Campo Grande

Mundo

Israel: sirenes são acionadas em várias regiões do país após míssil lançado do Iêmen

Nas redes sociais, autoridades alertam quem o sistema de defesa de Israel interceptou um míssil

Política

‘Tempos sombrios’: Coronel David critica operação da Polícia Federal contra Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisará usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares, como toque de recolher