Ciclone atinge costa leste de Madagascar com ventos de até 235 km/h e tempestades

O serviço meteorológico da grande ilha do Oceano Índico entrou em alerta
| 05/02/2022
- 21:26
O ciclone atingiu Mananjary por volta das 20h.
O ciclone atingiu Mananjary por volta das 20h. - Reprodução/UOL

O ciclone Batsirai atingiu a costa leste de Madagascar com rajadas de vento de até 235 quilômetros por hora e tempestades, neste sábado (5). 

Dessa forma, o serviço metereológico da grande ilha do Oceano Índico entrou em alerta. Conforme apurado pelo jornal Metrópoles, havia o temor de "danos generalizados".

O ciclone alcançou o distrito de Mananjary, a mais de 530 km da capital, Antananarivo. De acordo com o meteorologista Lovandrainy Ratovoharisoa, o ciclone atingiu Mananjary por volta das 20h.

O funcionário do escritório nacional de gestão de riscos e desastres Faly Aritiana Fabien confirma a AFP que o Batsirai tocou a terra. "14 km ao norte da cidade de Mananjary, como um ciclone tropical intenso, com ventos de 165 km/h e rajadas de 235 km/h", explica.

Os moradores da região já se preparavam para enfrentar a tempestade com os recursos existentes na ilha, que sofria já efeitos da tempestade tropical Ana que ocorreu em janeiro, e outras ocorrências de chuvas e ventos contínuos.

Os habitantes da cidade costeira de Vatomandry relatam certo costume em relação aos ciclones. Rajadas de vento de mais de 50 km/h acometem o local desde a manha de sábado.

Em relação a isso, a ONU (Organização das Nações Unidas) revela que subiu o nível de alerta e preparou um avião de e ajuda humanitária. 

O impacto esperado com o Batsirai em Madagascar é "considerável", de acordo com a porta-voz da OCHA, a agência humanitária da ONU, Genebra Jens Laerke. 

Veja também

Últimas notícias