O rei Charles III foi oficialmente proclamado rei pelo Conselho de Adesão, em cerimônia neste sábado (10), que foi transmitida pela TV.

Entretanto, Charles III já era rei logo após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, por causa da lei Rex nunquam moritur (“o rei nunca morre”, em latim).

“Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube”, declarou.

Também foi anunciado que o dia do funeral da rainha Elizabeth será feriado em todo o Reino Unido, mas a data exata ainda não foi definida. Saiba mais detalhes sobre o funeral da rainha.

“Minha mãe deu um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço altruísta. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção”, completou Charles durante a cerimônia.

Primeiro discurso

Um dia após a morte da rainha Elizabeth II, o rei Charles III fez seu primeiro discurso como rei na sexta-feira (9). O pronunciamento foi gravado e transmitido.

Assim, Charles renovou a promessa de servir que havia sido feita por Elizabeth II.

“Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”.

“Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações.”

Charles relembrou a época que o mundo vivia quando sua mãe, Elizabeth, assumiu o trono. “Nos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas fés. As instituições mudaram, e por meio das mudanças, a nossa nação, da qual tenho orgulho, prosperou. Nossos valores se mantiveram constantes”.

Conhecido pela filantropia, Charles comentou sobre as mudanças que adotará daqui para frente. “Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas”.

Por fim, disse que terá a mãe como exemplo e agradeceu todo o apoio. “Para minha querida mama, quando começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência”.

Morte de Elizabeth II

Morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II. O anúncio foi feito nas redes sociais da família real britânica.

A monarca estava no castelo de Balmoral, na Escócia.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica.

Fatos sobre o novo rei do Reino Unido

  • É o primogênito da rainha Elizabeth II e Príncipe Philip.
  • Ele também é príncipe de Gales, Duke de Cornwall e Duke de Rothesay (Escócia), Earl de Carrick, Barão de Renfrew, Lord of the Isles and Prince and Great Steward of Scotland.
  • Foi o primeiro herdeiro a não se limitar a um tutor e frequentar a escola.
  • E também o primeiro herdeiro a ter um bacharelado.
  • Em 1987, publicou o livro A Vision of Britain, com tema sobre prédios. Ele defende uma arquitetura mais tradicional e restauração de prédios antigos, com design sustentável.
  • É adepto da medicina homeopática.
  • Se casou com Lady Diana Spencer em 29 de julho de 1981.
  • Se divorciaram em 1996.
  • Já ganhou mais de 20 prêmios, sendo a maioria por proteção ao meio ambiente e encorajamento de fazendas com plantio orgânico.
  • Gosta de jogar polo.
  • É apaixonado por fazer pintura aquarela.