O presidente da , Volodymyr Zelensky, realizou uma cerimônia em Kiev, no último domingo (8), para presentear Patron, um Jack Russell terrier de dois anos e meio que ajudou o exército ucraniano, após farejar mais de 90 bombas da Rússia. Acompanhado de seu tutor o ‘soldado' levou o prêmio estadual da Ucrânia – a Ordem de Coragem III grau e uma medalha “Por Serviço Dedicado”.

Patron, ficou conhecido como um herói nacional, um símbolo da resistência do país contra a Rússia.

A conferência contou com a presença do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Durante o discurso, Zelensky homenageou a todos os heróis ucranianos e um em especial. “Um pequeno e maravilhoso sapador, Patrono que ajuda não apenas a neutralizar explosivos, mas também a ensinar aos nossos filhos as regras de segurança necessárias em áreas onde há é uma ameaça de mina”, disse o presidente.

O tutor de Patron, Myhailo Iliev, publicou o momento nas do cão herói, ele se tornou um ponto principal do patriotismo ucraniano, vários vídeos e fotos já circulam na mídia social, com uma série de homenagens em obras de arte, vídeos, ilustrações e até bichos de pelúcia.

Além da guerra, o cão estrela, também realizou outras missões importantes no país, como as crianças de Okhmatdet. Ele ensinou aos pequenos a terem cuidado e como podem reconhecer explosivos.

Em outro momento, Patron aparece tirando um cochilo merecido, durante a conferência de imprensa de ontem, antes de receber a medalha.