Pular para o conteúdo
Mundo

Bindilatti e Jaqueline Mourão serão porta-bandeiras na abertura de Pequim-2022

Edson Bindilatti, piloto do trenó de bobsled, e Jaqueline Mourão, do esqui cross-country, são recordistas de participações em Jogos de Inverno
Arquivo -

Uma dupla de peso, símbolo dos esportes de inverno no país, foi a escolhida para carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura de Pequim-2022, nesta sexta-feira, no lendário estádio Ninho do Pássaro: Edson Bindilatti, piloto do trenó de bobsled, e Jaqueline Mourão, do esqui cross-country, recordistas de participações em Jogos de Inverno com cinco cada.

“Dois atletas com uma carreira exemplar, dentro e fora das competições. Sempre procurando evoluir em seus resultados, com uma dedicação ímpar e muita vontade de ser exemplo para as próximas gerações. Não é à toa, a longevidade de ambos competindo em alto rendimento, chegando à quinta edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Acho que a indicação mostra um equilíbrio e valoriza todos os segmentos: um representando o masculino, outra o feminino; uma da neve, e outro do gelo. Eu me senti muito honrado em ser o portador dessa notícia porque a escolha não poderia ter sido mais feliz”, disse Anders Pettersson, chefe da Missão Pequim-2022, ao anunciar aos atletas a escolha do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A responsabilidade não é novidade para nenhum deles, já que Jaqueline foi porta-bandeira na abertura de Sochi-2014, na Rússia, e Bindilatti, em PyeongChang-2018, na Coreia do Sul. A diferença é que agora eles levarão a bandeira juntos.

“Estou muito emocionada em carregar a bandeira do Brasil de novo, marcando esse meu recorde de oito participações em Jogos Olímpicos e num momento em que me sinto muito bem tecnicamente, fazendo os meus melhores resultados recentemente. E fazendo história mais vez porque agora vou estar carregando a bandeira junto com o Edson, um pioneiro dos esportes de inverno assim como eu. Só tenho a agradecer a indicação. Sinto um orgulho incrível e estou muito honrada”, disse Jaqueline.

Mourão, atleta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, vai para sua oitava edição do evento: além das cinco últimas de Inverno, a esquiadora também disputou Atenas-2004, Pequim-2008 e Tóquio-2020 no MTB. Fora das pistas, ela concorre a uma vaga na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), que será definida ao fim de Pequim-2022, e já integra as Comissões de Atletas do COB, da CBC e da CBDN.

Edson Bindilatti é figura carimbada na equipe brasileira de bobsled desde quando a equipe brasileira da modalidade despertava a curiosidade dos adversários e ganhou o apelido de “Bananas Congeladas”, até chegar ao bom nível competitivo dos últimos anos. O baiano, que se aposentará depois de Pequim 2022, já trabalha intensamente nos bastidores e conseguiu apoio em São Caetano do Sul (SP) para a construção da primeira pista de push do Brasil, o que no médio e longo prazo, ajudará na melhora do nível dos atletas da modalidade.

“Essa indicação é prova de um trabalho bem feito, que temos realizado pelos esportes de inverno, que vêm crescendo a cada dia, evoluindo sempre. Temos atletas na delegação com 17 anos e isso mostra o trabalho de desenvolvimento que vem sendo feito. Nós somos um exemplo pra eles e para todos os outros que vão vir. É uma satisfação gigantesca, uma notícia maravilhosa ainda mais por estar ao lado dessa lenda dos esportes de neve de inverno que é a Jaqueline”, analisou Bindilatti.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e CRSs de Campo Grande

Saiba em quais unidades haverá atendimento pediátrico neste domingo

Política

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Balanço do primeiro semestre deste ano da Câmara aponta menos projetos aprovados e audiências públicas realizadas

Polícia

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Alessandro Lopes Mizoguchi foi assassinado em quitinete no dia 1º de julho do ano passado

Polícia

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

A vítima estava pilotando uma motocicleta quando atingiu a lateral de outro veículo