Pular para o conteúdo
Mundo

Argentina: líder do governo na Câmara renuncia por oposição a acordo com FMI

A renúncia do deputado adiciona incertezas no processo de implementação do acordo, que precisa ser aprovado no Congresso
Arquivo -

O deputado Máximo Kirchner renunciou, nesta terça-feira, dia 1º, à liderança da bancada governista na Câmara dos Deputados da Argentina, por se opor ao acordo do país com o Fundo Monetário Internacional (FMI) de reestruturação de US$ 44,5 bilhões em dívida, firmado na última sexta-feira.

Filho da vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, o parlamentar afirmou, em comunicado, que “não compartilha com a estratégia utilizada e muito menos os resultados obtidos na negociação com o FMI”. O político afirmou que não busca uma “solução mágica, apenas uma solução racional”.

Para Máximo Kirchner, seria “irracional e desumano” sinalizar e propor correções aos “erros e abusos” do fundo. “Talvez seu nome deve ser Força Monetária Internacional. E como vejo que eles estão sempre interessados em despesas, eles poderiam economizar em economistas caras, pois para fazer o que fazem, é suficiente apenas gente que sabe pressionar, prometendo o inferno se o que eles querem não for feito”, criticou.

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse que foi notificado da decisão e que já se prepara para anunciar o substituto de Máximo. “Estou convencido de que este é o melhor acordo que poderíamos ter alcançado com o FMI”, disse, em entrevista ao canal C5n, acrescentando que a vice-presidente não concorda com a decisão do filho.

A renúncia do deputado adiciona incertezas no processo de implementação do acordo, que precisa ser aprovado no Congresso. O tratado propõe uma política fiscal que melhore “de maneira gradual e sustentada” as contas públicas do país latino-americano, mas permite gastos em áreas como e ciência. Peronistas culpam as negociações pela derrota que tiveram nas eleições legislativas do ano passado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional