Pular para o conteúdo
Mundo

Alemanha intensifica apelos por economia de energia à medida que Rússia corta gás

A Gazprom anunciou na terça-feira, 14, que estava cortando em 40% os fluxos de gás para a Alemanha através do gasoduto submarino.
Agência Estado -
Botijão de 13 quilos de gás de cozinha (Foto: Marcello Casal Jr)

O vice-chanceler da , Robert Habeck, fez um apelo para que os cidadãos economizem energia, após a companhia russa Gazprom anunciar cortes significativos nas entregas de através do gasoduto submarino Nord Stream 1.

A Gazprom anunciou na terça-feira, 14, que estava cortando em 40% os fluxos de gás para a Alemanha através do gasoduto submarino. Um dia depois anunciou um novo corte que eleva a redução geral para cerca de 60%.

Em ambos os casos, a estatal russa citou um problema técnico, alegando que sanções canadenses motivadas pela guerra na impediram a parceira alemã Siemens Energy de entregar equipamentos que haviam sido enviados para revisão. O governo alemão rejeitou esse raciocínio, dizendo que a manutenção não deveria ter sido um problema até o outono, e a decisão russa foi uma jogada política para semear incerteza e elevar os preços.

O presidente russo, Vladimir Putin, “está fazendo o que se temia desde o início: está reduzindo o volume de gás, não de uma só vez, mas passo a passo”, disse o vice-chanceler alemão em um vídeo postado no Twitter. Ele apontou para os movimentos russos anteriores para cortar suprimentos para a Bulgária, Dinamarca e outros países.

A redução nos fluxos de gás ocorre no momento em que a Alemanha e o resto da Europa tentam reduzir sua dependência das importações de energia da Rússia. A Alemanha, que tem a maior economia da Europa, obtém aproximadamente 35% de gás russo para alimentar a indústria e gerar eletricidade.

A notícia das reduções fez com que os preços do gás natural de curto prazo subissem acentuadamente na Europa. Os preços à vista para o mês seguinte saltaram 13% nesta quinta-feira, para 139,10 euros por quilowatt-hora (kWh), acumulando um avanço de 40% desde segunda-feira.

Habeck, que também é ministro da Economia, já havia lançado uma campanha na semana passada para que as pessoas economizem energia. Após os anúncios da Gazprom, ele martelou a mensagem no vídeo de quarta-feira à noite.

“O gás está chegando à Europa – não temos problemas de abastecimento, mas os volumes devem ser adquiridos no mercado e ficará mais caro”, disse Habeck. Ele afirmou que o governo está preparado e observou que promulgou uma legislação exigindo que o armazenamento de gás seja preenchido.

Habeck elogiou a disposição dos alemães e das empresas de economizar energia e armazenar gás.

“Agora é a hora de fazê-lo”, disse ele. “Cada quilowatt-hora ajuda nessa situação. É uma situação séria, mas não uma situação que ponha em risco a segurança do abastecimento na Alemanha”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
feminicídios vítimas ms mulher

Uma a cada 8 dias: MS registrou 15 vítimas de feminicídio em menos de cinco meses

Sidrolândia terá nova unidade de saúde por R$ 3,78 milhões até 2027

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

Acidente com capotamento deixa trânsito lento na Av. Bom Pastor

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

cpi consorcio oitivas

Ônibus sem limpeza e multa só para carros: relembre as oitivas da 2ª fase da CPI do Consórcio

fluminense

À espera de reforços, Fluminense chega aos Estados Unidos para a disputa do Mundial

Últimas Notícias

Polícia

Discussão por fichas de sinuca termina com disparo de arma de fogo no Guanandi

Ninguém ficou ferido

Trânsito

Motociclista morre após sofrer traumatismo craniano em acidente no interior de MS

A vítima foi identificada como Luan Camargo dos Santos

Polícia

Filha dá facada na própria mãe após ser atingida por óleo quente no Tijuca

Mulher ficou com a faca cravada no pescoço

Polícia

Mulher passa por momento de tensão ao ser ameaçada de morte por ex-companheiro com canivete no pescoço

O caso ocorreu na madrugada deste sábado (7)