Timothy Wilks, de 20 anos, foi baleado e faleceu na noite da última sexta-feira (5) no que parecia uma tentativa de pegadinha para o YouTube: ele e um amigo abordaram um grupo de pessoas com facas de açougueiro, e outro rapaz sacou uma arma alegando legítima defesa. As informações são do Tecnoblog.

“Detetives foram informados de que Wilks e um amigo estavam participando de uma ‘pegadinha’ como parte de um vídeo do YouTube”, diz o comunicado da polícia de Nashville (). O nome do amigo não foi revelado, e não foi possível identificar o canal em questão no YouTube.

David Starnes Jr., de 23 anos, admitiu aos policiais ter baleado Wilks após ser abordado com as facas. Ele disse que atirou no rapaz por legítima defesa e que não sabia da pegadinha. A divisão de homicídios está investigando o caso, mas não fez uma acusação formal até o momento.

O incidente ocorreu no estacionamento de um parque de diversões, o Air Trampoline and Adventure Park localizado na cidade de Hermitage. “Este é um local que atrai muitas crianças”, relata uma cliente ao WKRN, canal local de TV. “Quando estávamos lá, havia um monte de crianças pequenas.”

YouTube proíbe pegadinhas perigosas
Em sua política de conteúdo perigoso ou nocivo, o YouTube proíbe “conteúdo que mostra pegadinhas em que as vítimas acreditam estar sujeitas a danos físicos graves e iminentes ou que geram estresse emocional grave em menores”.

Isso começou a valer no início de 2019: na época, estava bombando o desafio de Bird Box, em que as pessoas tentavam andar pela rua e até mesmo dirigir com os olhos vendados – um motorista causou um acidente por causa disso, sem deixar feridos.

A regra também vale para pegadinhas que levam pessoas a pensarem que estão em perigo – a ameaça com facas provavelmente iria entrar nessa categoria. No entanto, buscas por “knife prank” (pegadinha com faca), “robbery prank” () e “home invasion prank” (invasão de domicílio) ainda retornam diversos resultados.