O vulcão Cumbre Vieja, adormecido há décadas no arquipélago de Canárias, a Oeste do continente Africano, passou de alerta verde para amarelo por apresentar sinais de atividade moderada nos últimos dias. O vulcão pode provocar um que poderia atingir todas as Américas, com impactos que chegariam ao Brasil, em especial nas regiões Norte e do país.

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira ao portal de notícias UOL.

O portal de meteorologia Metsul informa que a região de La Palma, onde está localizado o vulcão Cumbre Vieja, enfrenta aumento nos movimentos de vulcões, que acompanha a tendência de alta desde 2017 e ganha maior força desde 2020.

“Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”, explica o portal.