Os rastreia cerca de 200 pessoas, em 27 Estados, por possíveis infecções raras de varíola dos macacos. Esse grupo teria entrado em contato com um homem do Texas que levou a doença da Nigéria para os EUA no início de julho.

Até o momento nenhuma suspeita foi confirmada. O homem, considerado o primeiro caso de varíola dos macacos no país desde 2003, foi levado ao hospital, mas está em condições estáveis.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) afirma existir preocupação por conta dos passageiros que estavam a bordo de dois voos em que o homem infectado estava. Passageiros e tripulantes podem ter sido expostos à doença, segundo o órgão.

Ele voou de Lagos, na Nigéria, para Atlanta, nos EUA, em 9 de julho, antes de embarcar para Dallas, onde foi hospitalizado, segundo o CDC.

O órgão disse que está trabalhando com as companhias aéreas para avaliar “os riscos potenciais para aqueles que podem ter tido contato próximo com o viajante”.

No entanto, acrescentou que as chances de a doença ter se espalhado no avião são baixas porque os passageiros atualmente precisam usar máscaras faciais.

Um porta-voz do CDC disse à BBC que estava “trabalhando com departamentos de saúde locais e estaduais para fazer o acompanhamento de indivíduos que podem ter sido expostos à varíola dos macacos”.

“O risco para o público em geral é considerado baixo”, disse o porta-voz, acrescentando que nenhuma das 200 pessoas que eles monitoravam era considerada de “alto risco”.

Varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral rara da mesma família da varíola, mas de menor gravidade. Ela ocorre, em grande parte, em partes remotas de países da África Central e Ocidental, perto de florestas tropicais.

Os sintomas incluem:

  • Inicialmente, febre, dores de cabeça, inchaços, dores nas costas, dor muscular e uma apatia geral.
  • Assim que a febre cede, pode aparecer erupção na pele, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, mais comumente as palmas das mãos e as solas dos pés.
  • A erupção, que pode gerar muita coceira, muda e passa por diferentes estágios antes de finalmente formar uma casca, que depois cai. As lesões podem deixar cicatrizes.

A maioria dos casos é leve, muitas vezes, semelhante à catapora, acaba desaparecendo por conta própria em poucas semanas. No entanto, a varíola dos macacos, às vezes, pode ser mais grave: um em cada 100 casos pode ser mortal, de acordo com o CDC.

*Com informações da BBC News.