Pular para o conteúdo
Mundo

Vacina da Pfizer contra Covid-19 começa a ser testada em crianças

Embora já existam várias vacinas contra o coronavírus, nenhuma foi testada e estudada no público infantil. Pesando em imunizar os pequenos, a Pfizer começou os testes em crianças nos Estados Unidos. Em entrevista à CNN, a representante da empresa no Brasil disse que não há data para venda e uso efetivo do imunizante. Além disto, […]
Arquivo -

Embora já existam várias vacinas contra o , nenhuma foi testada e estudada no público infantil. Pesando em imunizar os pequenos, a começou os testes em crianças nos Estados Unidos.

Em entrevista à CNN, a representante da empresa no Brasil disse que não há data para venda e uso efetivo do imunizante. Além disto, a epidemiologista Denise Garrett explicou que não será criada uma nova específica para crianças.

“São essas vacinas que a gente tem e eles vão incluindo as crianças nos testes”, disse. Ela afirmou que poderá haver uma dosagem diferente para o público. “A Moderna e a Pfizer estão testando a mesma vacina que usam em adultos, estão testando para eficácia e segurança nesse grupo etário. Pode ser que tenha algum ajuste em termos de dose, pode ser que com a criança tenha uma dose menor ou maior, por isso é preciso fazer os testes”.

De acordo com a especialista, a inclusão de crianças de até 12 anos na faixa etária indicada para uso da vacina está próxima de se tornar realidade. Denise lembrou ainda que a faixa etária apresenta baixa incidência de casos graves da Covid-19.

O infectologista pediátrico Renato Kfouri, vice-presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de , destacou que os efeitos dos imunizantes nas crianças ainda estão sendo estudados. Porém, disse que os riscos estão descartados. “É pouco provável que essas vacinas tenham problemas de segurança com crianças, há estudos nesse sentido”, disse Kfouri.

Últimas a serem testadas

Denise lembrou que nenhuma vacina começa sendo testada em crianças. “A menos que seja uma vacina específica para criança, como da poliomelite, por exemplo. Mas, em geral, para todas as vacinas, a gente começa testando em adultos, criança é o último grupo que a gente testa”, explicou.

Entretanto, se a expectativa é controlar a pandemia, a epidemiologista destaca que será necessário vacinar este público para evitar a disseminação do vírus. “Sabemos que crianças e adolescentes são boa parte da população em muitos países, aqui no Brasil são mais de 25%”, acrescentou Kfouri.

Outro fator que levantou discussão sobre a eficácia das vacinas nas crianças é o tempo de imunização que haverá nos organismos. De acordo com os especialistas, é preciso entender como a dose agirá no organismo infantil. Enquanto o imunizante oferece proteção de 5 a 10 anos em adultos, “uma criança que tem risco baixo de pegar Covid-19 e de repente ela ficar novamente suscetível com 20 anos”, analisou o infectologista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que jogou corpo de amante em vala alega ter entrado em surto em Terenos

Julgada por crime ambiental artesã que usa carcaças de animais é absolvida em MS

Acusada de crime, artesã que usa carcaças de animais diz que absolvição não apaga erro

Está na rota? Quatro bairros de Campo Grande receberão o fumacê

crimes violentos

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Brasil

Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro

Pena para os crimes continuam de três a dez anos de reclusão

Brasil

Bolsonaro diz que irá a motociata, mas não subirá em moto no evento

Ex-presidente afirmou que decisão se refere as questões de saúde

Brasil

Brasil sai do Mapa da Fome, mas programas sociais devem ser ampliados

Cerca de sete milhões de brasileiros ainda vivem em insegurança alimentar

Mundo

Reino Unido reconhecerá Estado Palestino se Israel não concordar com cessar-fogo, diz Starmer

Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, convocou reunião para discutir a situação de Gaza