Segundo um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do Haiti, ao menos 227 pessoas morreram após o terremoto de magnitude 7,2, registrado neste sábado (14). As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor.

De tão forte, o tremor também pôde ser sentido na República Dominicana, em Cuba e na Jamaica, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A agência americana informou que não há mais riscos de tsunami na região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos, mas retiraram a emissão.

O epicentro do terremoto aconteceu a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes (no oeste da ilha), a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km.

Há relatos de destruição em ao menos duas cidades. O país ainda tenta se recuperar do terremoto de 2010, de magnitude 7,0, que ocorreu na região da capital, deixando mais de 200 mil mortos e vários prédios destruídos. Imagens que circulam em redes sociais mostram prédios, fachadas e marquises caídas em partes do país.

Com 7,2 de magnitude, o tremor deste sábado teve intensidade pior que o de 11 anos atrás.