Um pequeno descuido pode frustrar todo o programa de imunização contra o coronvaírus do Japão. Isso porque milhões de pessoas não conseguirão receber a vacina contra a doença devido à falta de seringas especializadas.

As seringas padrões utilizadas no Japão não consegue extrair a sexta e última dose de cada frasco fabricado pela Pfizer, segundo a ministra da Saúde, Norihisa Tamura.

Conforme publicado no jornal inglês The Guardian, o país já garantiu144 milhões de doses da vacina Pfizer, quantidade suficiente para vacinar 72 milhões de pessoas, isso sem contar com o problema das seringas.

Uma escassez de seringas de baixo “espaço morto” – que têm êmbolos estreitos que podem empurrar qualquer sobra de vacina – fez com os vacinadores no Japão usassem principalmente seringas padrão que são capazes de extrair apenas cinco doses por frasco, ou o suficiente para 60 milhões pessoas.

“As seringas usadas no Japão podem tirar apenas cinco doses”, disse Tamura, de acordo com a agência de notícias Kyodo. “Usaremos todas as seringas que temos para tirar seis doses, mas, é claro, não será suficiente à medida que mais injeções forem administradas”.

O governo está solicitando aos fabricantes de equipamentos médicos que aumentem a produção das seringas especializadas.