Pular para o conteúdo
Mundo

Boris Johnson não descarta medidas mais restritivas com avanço da pandemia no Reino Unido

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou que a situação do Reino Unido é “grave” em relação à pandemia do coronavírus e não descartou um acirramento nas medidas de restrição social em algumas partes do país nas próximas semanas. O ministro espera que a situação melhore no segundo trimestre, com a aceleração no programa de vacinação. […]
Arquivo -

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou que a situação do é “grave” em relação à pandemia do e não descartou um acirramento nas medidas de restrição social em algumas partes do país nas próximas semanas. O ministro espera que a situação melhore no segundo trimestre, com a aceleração no programa de vacinação. Nesta semana, 500 mil doses da vacina fornecida pela Oxford/AstraZeneca entram no sistema de saúde do reino.

“Obviamente há um enorme leque de medidas mais restritivas que nós temos que considerar, mas não vou especular sobre o que pode ou não acontecer agora”, falou, descartando um novo ‘lockdown’ nacional para evitar o que ele chama de “consequências colossais” para a economia britânica. Johnson apontou o País de Gales, que paralisou as atividades econômicas em setembro, o que não impediu o avanço do vírus no curto prazo.

O chefe de governo britânico espera uma aceleração no programa de vacinação a partir desta semana, com a entrada no sistema de saúde de mais de 500 mil doses do imunizante criado pela Oxford/AstraZeneca, mas ainda não deu detalhes de como chegar a meta de vacinar dois milhões de pessoas semanalmente, o necessário para controlar a pandemia. “Estamos trabalhando sem parar e te garanto que vamos vacinar dezenas de milhões de pessoas nos próximos três meses.”

Johnson disse também que pretende continuar como primeiro-ministro com o fim do processo do Brexit e defendeu que a saída do Reino Unido da União Europeia vai trazer mais benefícios do que prejuízos à economia do país no longo prazo. “Podemos criar uma série de subsídios para reduzir o impacto das novas regras locais”, comentou, quando questionado sobre os programas de que foram criados para empresas britânicas adaptarem suas regulações.

O primeiro-ministro do Reino Unido também se posicionou contra a realização de um novo referendo sobre a independência da Escócia em meio às críticas dos habitantes do território sobre a saída da União Europeia. “Acho que os referendos precisam ser uma situação ‘ generacional’, tivemos um em 1979 e outro em 2014 que acabaram por decidir manter a Escócia na União, então está muito cedo para outro pleito”, disse. (Com informações Agência Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira