O governo do aumentou nesta segunda-feira (15) o nível de ameaça terrorista para “grave”, o que significa que um ataque é altamente provável. A decisão ocorreu após a explosão de um táxi do lado de fora de um de Liverpool (Inglaterra) que matou um homem.

Russ Jackson, chefe do Policiamento de Contraterrorismo no noroeste do país, disse que a explosão de domingo no Liverpool Women's Hospital foi causada pela “ignição de um dispositivo explosivo” que foi trazido para dentro do veículo por um passageiro.

O passageiro morreu na explosão e no incêndio que se seguiu e o taxista ficou ferido. A polícia está investigando a motivação do incidente e se mais alguém está envolvido.

A secretária do Interior, Priti Patel, disse a repórteres que o aumento do nível de ameaça ocorreu porque esse foi o segundo incidente terrorista no espaço de um mês. Ela não deu mais detalhes.

Três homens na casa dos 20 anos foram presos em outro lugar na cidade sob a Lei do no domingo, e um quarto foi detido nesta segunda-feira. Todos são considerados “associados” ao passageiro morto, disse a polícia.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve presidir uma reunião do comitê de crise do governo nesta segunda em resposta à explosão. Fonte: Associated Press.