Mundo

Primeiro satélite paraguaio terá lançamento no próximo sábado

No próximo sábado (20) o Paraguai coloca em órbita o seu primeiro satélite, que foi desenvolvido com tecnologia japonesa. O anúncio foi feito pelo presidente Mario Abdo Benítez por meio de sua conta no Twitter. O GuaraníSat-1 desenvolvido pela Agência Espacial Paraguaia (AEP) dentro de um projeto do Instituto Tecnológico de Kyushu (Kyutech), foi entregue […]

Marcos Morandi Publicado em 17/02/2021, às 06h30

Projeto teve início no ano passado. (Foto: Divulgação)
Projeto teve início no ano passado. (Foto: Divulgação) - Projeto teve início no ano passado. (Foto: Divulgação)

No próximo sábado (20) o Paraguai coloca em órbita o seu primeiro satélite, que foi desenvolvido com tecnologia japonesa. O anúncio foi feito pelo presidente Mario Abdo Benítez por meio de sua conta no Twitter.

O GuaraníSat-1 desenvolvido pela Agência Espacial Paraguaia (AEP) dentro de um projeto do Instituto Tecnológico de Kyushu (Kyutech), foi entregue à Agência Espacial do Japão (JAXA) para lançamento na Estação Espacial Internacional (ISS) do módulo KIBO japonês.

O projeto foi discutido no dia 8 de janeiro do ano passado durante a visita ao Paraguai do Ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, no âmbito de uma viagem por cinco países latino-americanos.

O GuaraníSat-1 foi desenhado, desenvolvido, testado e integrado por profissionais paraguaios da AEP, no âmbito da quarta edição do Projeto BIRDS. EFE. Entretanto, o governo paraguaio não divulgou os valores até agora investidos.

Jornal Midiamax