Mundo

Pela primeira vez, Marinha do Paraguai tem uma mulher no comando de navio

A oficial Diana Edith Ortiz Aquino assumiu o cargo de comandante de uma unidade de patrulha Naval

Marcos Morandi Publicado em 28/08/2021, às 08h26

Oficial entra para história da marinha paraguaia
Oficial entra para história da marinha paraguaia - Divulgação

A Tenente Diana Edith Ortiz Aquino, oficial da Marinha do Paraguai, é a primeira mulher no país, que faz fronteira com o Brasil, a assumir o posto de comandante de um navio da instituição. Ela foi empossada nesta sexta-feira (27).

Para comemorar o feito, a Marinha do Paraguai realizou uma cerimônia a bordo de um navio. “Não há maior satisfação para um marinheiro do que comandar um navio”, disse a oficial ao ABC Color.

A Marinha do Paraguai também destacou a ascensão de outras mulheres a cargos que historicamente eram ocupados por homens. Em maio deste ano, a Tenente Jacinta González tornou-se a primeira mergulhadora tática mulher junto com nove homens do Grupo de Mergulhadores da Marinha do Paraguai.

Além disso, a oficial da Marinha Francisca Pérez Salinas foi destaque de toda a Academia Militar em 2016. Em 2018, ela tornou-se a primeira instrutora da Escola Naval do Paraguai, um dos méritos mais importantes na carreira marítima. Ela também deu a volta ao mundo na famosa fragata Libertad, da Argentina.

Jornal Midiamax