Pular para o conteúdo
Mundo

Ministério da Justiça teme novos ataques internos em penitenciárias paraguaias

Depois de sete mortes durante motim ocorrido na Penitenciária Nacional de Tacumbú, três delas por decapitações, o Ministério da Justiça do Paraguai emitiu um alerta máximo nas prisões de todo o país para possíveis novos confrontos entre detentos. Segundo o vice-ministro Rubén Maciel Guerreño, em declaração à imprensa paraguaia nesta sexta-feira (19), a segurança em […]
Arquivo -

Depois de sete mortes durante motim ocorrido na Penitenciária Nacional de Tacumbú, três delas por decapitações, o Ministério da Justiça do emitiu um alerta máximo nas prisões de todo o país para possíveis novos confrontos entre detentos.

Segundo o vice-ministro Rubén Maciel Guerreño, em declaração à imprensa paraguaia nesta sexta-feira (19), a segurança em todo o sistema penitenciário do País foi reforçada, principalmente a partir de investigações que revelam que alguns do envolvidos em Tacumbú, tiveram contato com detentos de outras penitenciárias.

Ele também explicou que o objetivo do Ministério da Justiça é salvaguardar é salvaguardar a integridade física e a vida dos reclusos que nesse momento estão sob custódia do Estado. Além disso, estão planejadas várias ações em relação ao pavilhão onde foi registrado o motim em Tacumbú.

O vice-ministro, disse ainda, que a transferência Orlando Efrén Benítez, que desencadeou o motim, foi baseada na investigação de um possível plano de fuga, que ele estaria planejando e que envolvia, ainda, uma liberação em massa de outros detentos.

Após o motim, um dos pavilhões de Tacumbú, onde aconteceram os confrontos com armas artesanais, ficou totalmente destruído, com grades arrancadas e colchões queimados. Segundo o Última Hora, o local é chamado pelos detentos de Camboja e Selva.

A polícia ainda não tem uma versão oficial sobre o motim e nem sabe precisar suas verdadeiras causas. Entretanto, pelas imagens do circuito interno da penitenciária, o fato pode ser atribuído ao Clã Rotela, grupo criminoso de origem paraguaia que seria o responsável pelas sete mortes, incluído as três das vítimas decapitadas.

Os mortos durante os confrontos foram identificados como Francisco Vargas Leiva, processado por roubo qualificado; Carlos Raúl Casco Rojas, processado por furto qualificado; Fernando Ortiz Echeverría, processado por furto qualificado e Julio César Shareamm Barrios, processado por roubo qualificado.

Além desses, estão  Alcides Ramón González González, processado por roubo qualificado; Julio César González Cáceres, condenado a 27 anos por homicídio doloso, e Roberto Ríos, condenado a 9 anos por roubo qualificado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PA: Homem reclama sobre a falta de mobiliários e leva sofá para o hospital

Homem é executado com cerca de quatro tiros por um desconhecido no interior de MS

audiencia

Sem secretário, audiência debate impactos das mudanças climáticas em desastres na Capital

Jardim Noroeste recebe ação da Defensoria Pública com serviços jurídicos gratuitos no sábado

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade

Operação que teve como alvo Mato Grosso do Sul apreendeu R$ 29 milhões de organização criminosa

Mudança Parque dos Poderes

Reordenamento em ruas do Parque dos Poderes gera controvérsias entre moradores

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca: Trump não reduzirá unilateralmente tarifas e quer concessões da China

A secretária de Comunicação da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta sexta-feira, 9, que os Estados Unidos precisam ver concessões da China nas negociações de amanhã e que o presidente americano, Donald Trump, não irá reduzir unilateralmente as tarifas sobre Pequim. Segundo Leavitt, a redução de 80% das tarifas sobre a China foi “um número … Continued

Mundo

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Informação foi confirmada pelo irmão do pontífice

Brasil

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Uma perícia realizada na assinatura do Coronel Nunes apontou características diferentes da escrita original

Cotidiano

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses