Pular para o conteúdo
Mundo

Líderes parabenizam chegada de Okonjo-Iweala, 1ª mulher no cargo máximo da OMC

A nova secretária-geral da Organização Mundial do Comércio (OMS), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta segunda, 15, que, com sua posse, os modelo de práticas usuais deve ser esquecido no órgão. A nigeriana afirmou estar “honrada” em ser a primeira mulher e africana a chegar ao cargo, e que está pronta para assumir os desafios da OMC. […]
Arquivo -

A nova secretária-geral da Organização Mundial do Comércio (OMS), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta segunda, 15, que, com sua posse, os modelo de práticas usuais deve ser esquecido no órgão. A nigeriana afirmou estar “honrada” em ser a primeira mulher e africana a chegar ao cargo, e que está pronta para assumir os desafios da OMC. “O trabalho real começa agora”, escreveu no , após os membros da organização terminarem a eleição, que descreveu como histórica. Ao longo do dia, diversos líderes mundiais congratularam Okonjo-Iweala.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, escreveu que são “notícias fantásticas para o mundo e para as mulheres” no Twitter, afirmando desejar “tudo de bom no emprego de suas tremendas habilidades e experiência para a cooperação multilateral no comércio”. Presidente de outra organização internacional, o líder do Banco Mundial, David Malpass, chamou a escolha de “excelente” e disse “estar ansioso para um novo relacionamento de trabalho forte”, também na rede social.

Em meio às críticas de Okonjo-Iweala contra o nacionalismo na ção contra a , o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que a nigeriana tem as habilidades para ser a “líder perfeita” da OMC. Entre os desafios que Adhanom colocou, esteve a equidade na vacinação.

Com apoio importante da União Europeia, as principais autoridades do bloco congratularam a líder. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou no Twitter apoiar “a reforma da OMC e a ajudaremos a proteger o sistema comercial multilateral baseado em regras”. Além disso, escreveu que a “Europa apoia totalmente você”. Na mesma rede social, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a ex-ministra das Finanças da Nigéria tem “total apoio da UE”. “Você traz uma riqueza de experiência e conhecimento em um momento em que a OMC precisa de reforma”, escreveu.

Na mesma linha, o Alto Representante da UE, Josep Borrell, escreveu que o bloco “apoiará inteiramente os seus esforços para reforçar ainda mais a OMC como pilar do multilateralismo, que é essencial para uma recuperação justa e resiliente para todos”. Mais cedo, a Reuters noticiou que a China através do seu Ministério do Comércio afirmou ter “total confiança” na nigeriana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

santa casa hospitais

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Últimas Notícias

Trânsito

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

Ferro solto estourou o pneu do carro provocando o acidente

Bastidores

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Parlamentar de MS criticou demora de Lula em negociar e vai pessoalmente aos EUA

Sérgio Cruz - O dia na história

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione

Trânsito

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Socorristas tentaram reanimação, mas mulher não resistiu