Pular para o conteúdo
Mundo

EUA afirma que prisão do artista Lavastida em Cuba atenta contra a liberdade de expressão

A prisão do artista Hamlet Lavastida em Cuba faz parte da ofensiva do governo cubano contra a liberdade de expressão, afirmou, nesta terça-feira (6), um alto funcionário dos Estados Unidos. As informações são de agências internacionais.  “Para o governo cubano, cantar a música errada ou criar a arte errada é um crime”, disse Samantha Power, … Continued
Arquivo -

A prisão do artista Hamlet Lavastida em faz parte da ofensiva do governo cubano contra a liberdade de expressão, afirmou, nesta terça-feira (6), um alto funcionário dos . As informações são de agências internacionais. 

“Para o governo cubano, cantar a música errada ou criar a arte errada é um crime”, disse Samantha Power, administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“Isso é parte de sua campanha para suprimir, censurar e punir a liberdade de expressão”, postou em sua conta no Twitter.

O tweet de Power foi reproduzido na mesma rede pela embaixada dos Estados Unidos em Cuba.

Lavastida foi preso em Havana em 26 de junho, após cumprir quarentena por covid-19 ao chegar do exterior, e é acusado de “incitação ao crime” por meio de mensagens em redes sociais.

O artista visual, de 38 anos, “já foi acusado do crime de incitação à prática do crime, previsto e punido no Código Penal vigente, pelo qual foi posto à disposição do Ministério Público”, informou o noticiário estatal Razones de Cuba.

Lavastida retornou a Cuba em 20 de junho após completar uma residência de vários meses na galeria de arte Künstlerhaus Bethanien, em Berlim.

Durante essa estadia, “tem instigado e convocado ações de desobediência civil na via pública, utilizando as redes sociais e influência direta sobre outros elementos contra-revolucionários”, segundo Razones de Cuba.

Sua amiga, a escritora e poetisa Katherine Bisquet, pôde visitá-lo em Villa Marista, sede da Segurança do Estado, e denunciou que a lei está sendo aplicada “seletivamente” e “tem motivação política”.

Lavastida apoiou o Grupo San Isidro, formado por jovens artistas da oposição, que fez greve de em novembro passado exigindo a liberdade de um de seus integrantes.

A expulsão da casa onde estavam em greve resultou em um protesto sem precedentes de 300 jovens artistas em 27 de novembro em frente ao Ministério da Cultura, para exigir mais liberdade de expressão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime