Equipes de vão fazer outra tentativa neste domingo de retirar o navio porta-contêineres Ever Given que está bloqueando o Canal de Suez há cinco dias. A expectativa é de que uma maré alta acima do normal ajude a desencalhar o navio de 1 300 pés (400 metros) do lado leste do canal. As operações de dragagem estavam em curso neste domingo, e autoridades dizem que tentarão retirar o navio com a ajuda da maré alta da primavera esta noite, sem ter que descarregar contêineres para reduzir seu peso, o que seria uma operação difícil devido à localização da embarcação.

Pessoas envolvidas na operação haviam sugerido que o Ever Given, operado pelo Evergreen Group, com sede em Taiwan, poderia ter sido retirado já no sábado. Uma equipe de resgate havia conseguido liberar o leme do navio e ligar seus motores.

Os esforços de resgate, contudo, podem ser complicados por danos à proa do navio. O gerente do navio, Bernhard Schulte Shipmanagement, disse que a água entrou em dois tanques avançados, mas que o navio está estável. “A proa estava parcialmente presa em uma formação rochosa e tornou o esforço mais difícil”, disse um membro da equipe de salvamento.

“Esperamos não chegar a um cenário de ter que começar a retirar contêineres do navio, mas estamos nos preparando para isso caso seja necessário”, disse Osama Rabie, presidente da autoridade do canal, acrescentando que essas foram as instruções do presidente do , Abdel Fattah Al Sisi. A autoridade já pediu ao especialista holandês em salvamento de navios Smit Salvage, que voou na quinta-feira para ajudar no resgate, para avaliar que tipo de embarcações de apoio seriam necessárias para ajudar na operação de descarregamento.

O navio desviou do curso durante condições de em 23 de março, bloqueando a rota comercial crítica e interrompendo as cadeias de abastecimento globais. Cerca de 320 embarcações estão esperando para atravessar o canal, de acordo com a Autoridade do Canal de Suez, que administra a hidrovia.

Tom Sharpe, um comandante aposentado da Marinha britânica que já passou pelo canal várias vezes em um navio de guerra, disse que a equipe de resgate provavelmente estará de olho nos níveis da maré para ajudar a libertar o Ever Given. Durante a lua cheia, como será neste domingo, o nível das marés sobe mais em média e as marés baixas são mais baixas. “O significado dessa maré alta é que ela é mais alta do que no momento do encalhe, então, em teoria, dá a você a sua melhor chance.”

A Autoridade do Canal de Suez disse que ventos fortes que acompanham uma tempestade de areia foram um fator que levou a proa do Ever Given à margem leste do canal, mas que os investigadores ainda não podem descartar erro humano ou mau funcionamento técnico.

Retirar o Ever Given aliviaria parte da pressão sobre a indústria de transporte marítimo global e o trânsito de petróleo, gás e bens de consumo entre a Ásia e a Europa. Cerca de 13% do comércio marítimo global e 10% das remessas marítimas de petróleo transitam pelo canal. Fonte: Dow Jones Newswires.