Pular para o conteúdo
Mundo

Conheça o Xenobot: Robôs vivos que, segundo cientistas, podem se reproduzir

Robôs vivos desenvolvidos a partir de células-tronco de sapo agora podem se reproduzir, dizem cientistas
Arquivo -
Robô
Robô

Xenobot são os primeiros robôs vivos e auto curativos criados a partir de células-tronco de sapo. Os cientistas criaram o robô em 2020 e o nome é em homenagem ao sapo africano com garras (Xenopus laevis), de onde eles retiraram as células-tronco.  A máquina que já foi uma grande descoberta de  Allen Discovery Center da Tufts University.  Agora conta com uma reprodução  de uma forma não vista em plantas e animais.

O pequeno Xenobot, tem apenas 0,04 polegadas (ca. 1 mm) de largura, com experimento feito ano passado, foi descoberto que eles podiam se mover, trabalhar juntos em grupos e se autocurar. 

Agora a de Vermont, na Tufts University e no Wyss Institute for Biologicamente  Inspired Engineering da Harvard University . Revelaram a descoberta de uma forma de reprodução biológica totalmente diferente de qualquer animal ou planta conhecida pela ciência.”Fiquei surpreso com isso”, disse Michael Levin, professor de biologia e diretor do Allen Discovery Center da Tufts University, co-autor principal da nova pesquisa. Disse ao site CNN. “Os sapos têm uma maneira de se reproduzir que normalmente usam, mas quando você… Libera (as células) do resto do embrião e dá a eles a chance de descobrir como estar em um novo ambiente, eles não apenas descobrem descobriram uma nova maneira de se mover, mas também descobriram, aparentemente, uma nova maneira de se reproduzir. ” Acrescentou o cientista.

Como foi feito o robô?

Para fazerem os Xenobos, foram retiradas células-troncos, (células com a capacidade de se desenvolver em diferentes tipos celulares) são encontradas vivas em embriões de rã, após retirarem do animal eles deixaram-nas incubada, não houve manipulação de genes no desenvolvimento dos robôs.”A maioria das pessoas pensa nos robôs como feitos de metais e cerâmica, mas não é tanto do que um robô é feito, mas o que ele faz, que age por conta própria em nome das pessoas”, disse Josh Bongard, professor de ciência da computação e robótica especialista da Universidade de Vermont e principal autor do estudo.

“Dessa forma, é um robô, mas também é claramente um organismo feito de células de sapo geneticamente não modificadas.” Bilhões de formas corporais foram testadas para ficarem somente as mais eficazes nessa categoria de aplicação, com ajuda da inteligência artificial, o supercomputador surgiu com um formato muito parecido com o Pac-Man, o videogame dos anos 1980, pois eles sugiram com um formato em C.

Como acontece a reprodução?

 Esses pequenos, conseguiam encontrar células-tronco minúsculas em uma placa de Petri, reunir centenas delas dentro de sua boca e, alguns dias depois, o feixe de células se torna novos xenobôs.

Estas são novas máquinas vivas”, disse Joshua Bongard, um dos principais pesquisadores da Universidade de Vermont, no comunicado à imprensa. “Eles não são nem um robô tradicional, nem uma espécie conhecida de animal. É uma nova classe de artefato: um organismo vivo e programável.”

 Pesquisa teve o financiamento de uma agência que estuda e supervisiona a tecnologia para uso militar, chamada Defense Advanced Research Projects Agency. O estudo foi publicado na revista científica PNAS revisada por pares na segunda-feira (29).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cerveja ficou mais cara no Centro-Oeste, aponta pesquisa sobre variações de preço

TCE-MS vai pagar R$ 371 mil para empresa gerenciar frota de sete veículos

Carne bovina: Abrafrigo prevê perda de US$ 1,3 bilhão em 2025 com tarifa dos EUA

Festas julinas interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana; confira

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Sejusp determina que nova nomeação de perito alvo do Gaeco seja suspensa e fala em ‘erro material’

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanecerá ativo no Parque Ayrton Senna nesta sexta

O espaço será aberto às 18h e atenderá pessoas em situação de rua

Esportes

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Nova treinadora chamou atenção por suas habilidades com desenvolvimento pessoal e coletivo durante os treinamentos em times no exterior

Transparência

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

Os dois estão presos há mais de uma mês

TV & Novela

Maria do Bairro completa 30 anos e ganha nova reprise imediata no SBT; veja que dia começa

Decisão foi tomada de última hora e novela começa "para já" na programação da emissora, sem muito aviso prévio