Mundo

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

O vulcão Kilauea, localizado no estado norte-americano do Havaí, entrou em erupção na noite de domingo (20), de acordo com um alerta do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), fato seguido por um terremoto que atingiu o flanco sul do vulcão. O Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) registrou um terremoto de magnitude 4,4 localizado […]

Agência Brasil Publicado em 21/12/2020, às 10h40

Pico do Kilauea iluminado pela lava quente - Foto: USGS
Pico do Kilauea iluminado pela lava quente - Foto: USGS - Pico do Kilauea iluminado pela lava quente - Foto: USGS

O vulcão Kilauea, localizado no estado norte-americano do Havaí, entrou em erupção na noite de domingo (20), de acordo com um alerta do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), fato seguido por um terremoto que atingiu o flanco sul do vulcão.Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

O Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) registrou um terremoto de magnitude 4,4 localizado abaixo do flanco sul do vulcão Kilauea, que fica na Big Island, uma das ilhas que formam o Havaí, às 22h36 do horário local, de acordo com o alerta.

A erupção foi relatada na cratera Halemaumau do vulcão, disse a Agência de Defesa Civil do condado do Havaí em um tuíte na manhã desta segunda-feira (21), pedindo aos moradores que ficassem em casa.

“Ventos alísios empurrarão toda e qualquer cinza impregnada rumo ao sudoeste. Uma precipitação é provável no distrito de Kau de Wood Valley, Pahala, Naalehu e Ocean View”, acrescentou o tuíte.

A erupção começou quando diversas fissuras se abriram nas paredes da cratera Halemaumau, disse o USGS.

Uma foto do USGS mostrou o pico do Kilauea iluminado pela lava quente e uma coluna de vapor e gás irrompendo do vulcão.

* Derek Francis, em Bengaluru

Jornal Midiamax