Pular para o conteúdo
Mundo

Trump ou Biden: americanos vão às urnas nesta terça-feira

Os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (3) para escolher quem deve ocupar a Casa Branca nos próximos quatro anos. Donald Trump (R), o atual presidente, disputa contra o ex-vice-presidente Joe Biden (D). Quase 100 milhões de pessoas se anteciparam e já votaram. Boa parte votou pelo correio, o que fez com […]
Arquivo -

Os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (3) para escolher quem deve ocupar a Casa Branca nos próximos quatro anos. Donald Trump (R), o atual presidente, disputa contra o ex-vice-presidente Joe Biden (D).

Quase 100 milhões de pessoas se anteciparam e já votaram. Boa parte votou pelo correio, o que fez com que o candidato à reeleição questionar a apuração.

A possível demora da apuração leva a um temor de que declarações antecipadas de vitória provoquem tensões sociais e levem incertezas sobre o resultado final.

A Casa Branca espera realizar um evento sobre as eleições já na noite de terça, enquanto a campanha de Joe Biden aguarda o resultado para quinta (5) ou sexta-feira (6).

Sistema complexo

A eleição presidencial americana é indireta. Cabe ao Colégio Eleitoral, formado com delegados definidos pelas votações estaduais, escolher o próximo chefe do Executivo.

Cada estado tem o seu peso nesse colegiado e cada estado escolhe seus representantes a partir de regras e processos próprios.

Na prática, o resultado é a transformação de uma eleição em 50 votações diferentes, em que algumas são mais decisivas do que outras.

Mas só é declarado vencedor o candidato que alcançar 270 votos no Colégio Eleitoral.

Swing states

Alguns estados podem definir a eleição. São os chamados swing states, ou estados-chave.

A população desses locais não tem preferência por democratas ou , votando em um outro, em cada eleição.

Outros sempre vão por um único caminho. A Califórnia é um tradicional reduto democrata, enquanto o Texas opta pelos republicanos.

Entram na conta em 2020 também estados decisivos nos quais Hillary perdeu para Trump, mas Biden supera o atual presidente nas pesquisas de opinião.

Estão na lista dos locais decisivos, principalmente, os estados da Flórida, Pensilvânia, Arizona, Michigan e Carolina do Norte.

Tão decisiva quanto controversa, a eleição na Pensilvânia é um dos principais exemplos de uma potencial judicialização.

Lá, até a noite de sábado (31.10), 2 milhões de eleitores já haviam votado antecipadamente, sendo a imensa maioria (em torno de 1,5 milhão) de eleitores registrados no Partido Democrata.

A Suprema Corte autorizou o estado a contar os votos até sexta-feira. O presidente, no entanto, segue contestando a contagem prolongada dos votos, que ele chama de “terrível”.

Para analistas, a expressiva votação antecipada se dá pela de (doença causada pelo novo coronavírus).

Os primeiros resultados devem ser conhecidos entre a noite de hoje e a madrugada de quarta-feira (4). Porém, a totalização dos votos deve se arrastar pelas próximas semanas.

E se empatar?

Caso o Colégio Eleitoral não chegue a um consenso, o Congresso americano decide. A Câmara dos Representantes elege o presidente e o Senado, o vice-presidente.

A Câmara tem maioria democrata, e o Senado está sob controle republicano. A posse está marcada para 20 de janeiro de 2021.

*(Com informações da CNN Brasil)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Foto: Ilustrativa)

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

MS em Ação: comunidades indígenas de Porto Murtinho recebem atendimento jurídico e social neste sábado

Criança de 2 anos morre após ser atacada por pitbull da família no interior de SP

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Delegado da PF foi como testemunha do ex-assessor da Presidência, Filipe Martins

Transparência

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Presidente do futebol de MS reconheceu responsabilidade sobre falta de prestação de contas quando comandou Liga Profissional de Futebol do Estado

MidiaMAIS

Arapuca Literária do Sesc MS terá programação gratuita voltada à literatura em Campo Grande

Semana Sesc de Literatura une leitura, teatro e poesia em Campo Grande

Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação no último fim de semana para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos