Um de 6,3 graus na escala Richter atingiu a costa norte do Chile, na noite desta segunda-feira (1). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou nesta terça-feira (1) que o tremor teve cerca de 10 km de profundidade e ocorreu à 00h, horário local, 23h no Brasil.

Segundo o órgão americano, não há alerta de tsunami para a costa do Pacífico, comum quando acontecem abalos sísmicos na região. O epicentro foi a 60 km de Huasco, na região do deserto de Atacama.

O jornal chileno “La Tercera” informou que o tremor foi sentido em diferentes regiões do país. Inicialmente, o serviço geológico havia apontado para magnitude de 7 graus, mas depois reduziu para 6,7, até chegar a marca de 6,3.

O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior do Chile afirmou, em primeiro momento, que não foram registrados danos na infraestrutura ou serviços básicos de atendimento à população, como energia elétrica.

Posteriormente o diretor regional do órgão Ricardo Toro afirmou que foram registrados “micro cortes de energia” em setores da região do Atacama e alguns desprendimentos de pistas em rodovias do país, como a que liga Vallenar e Huasco.

(Com informações do UOL e CNN)