Pular para o conteúdo
Mundo

Rússia: Putin diz que emenda constitucional ‘evitará erros da União Soviética’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin disse hoje, em entrevista à TV russa, que o direito de as repúblicas se retirarem da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) era uma “bomba-relógio”, e que seu país deve evitar “tais erros”. As informações são da agência de notícias russa Tass. De acordo com Putin, a Constituição Soviética […]
Arquivo -

O presidente da , Vladimir disse hoje, em entrevista à TV russa, que o direito de as repúblicas se retirarem da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) era uma “bomba-relógio”, e que seu país deve evitar “tais erros”. As informações são da agência de notícias russa Tass.

De acordo com Putin, a Constituição Soviética incluía uma tese de Vladimir Lenin de que as repúblicas tinham direito de se retirar da URSS. “Essa foi uma bomba-relógio colocada em 1922 quando a União Soviética foi estabelecida”, disse o presidente. Ele acrescentou que esse direito foi incluído em outras constituições soviéticas em 1924, 1936 e em 1977. “Certamente, devemos evitar essas coisas”, disse Putin.

“Estou absolutamente convencido de que estamos fazendo a coisa certa ao passar emendas à atual constituição. Elas vão fortalecer nosso Estado e criar condições para um desenvolvimento consistente para nosso país por anos”, disse o presidente russo.

O procedimento da retirada da URSS não foi regulado, de acordo com Putin. “Surge a questão: O que fazer se a república se unir à URSS, mas levasse em sua uma enorme porção de terras russas, territórios tradicionalmente russos, e então, de repente, decidisse deixar a União”, indagou o presidente. “Então, deve partir como veio em vez de arrastar ‘presentes’ do povo russo. Nada disso foi escrito”, disse.

Na última sexta-feira, a Comissão Elétrica Central do país confirmou o resultado de uma votação nacional sobre emendas à constituição russa. A Tass afirma que, de acordo com o documento, 77,92% dos que votaram apoiaram as emendas na lei, enquanto 21,27% se opuseram à ideia. Uma das emendas inclui uma punição à “alienação” de territórios russos. (Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta de voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Últimas Notícias

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca

Brasil

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio