Um novo robô com destino à Marte foi lançado na manhã desta quinta-feira (30) pela , a agência espacial dos Estados Unidos. O objetivo é que ele recolha amostras de rocha, solo e poeira do planeta vermelho. A viagem de ida dura cerca de sete meses, com expectativa de chegada em fevereiro de 2021. Mas a volta está prevista apenas para daqui 11 anos, em 2031.

Além de coletar as amostras, o robô da ão Mars 2020 Perseverance aterrissará em um local com sedimentos de lagos e deltas, considerados propícios para busca de sinais bioquímicos de vida microbiana. Também será levado, a bordo, uma broca com instrumentos científico e três microchips com nomes de 11 milhões de pessoas de todo o mundo.

O robô Perserverance é equipado com câmeras e microfones que vão fornecer imagens e sons da aterrissagem e trabalhos em Marte. A exploração deve durar dois anos, mas será preciso esperar um novo lançamento, idealizado pela Nasa em parceria com a Agência Espacial Europeia, com previsão para julho de 2020. O segundo robô vai recuperar os tubos das amostras coletadas pelo Perseverance.

Essa é a primeira missão que pretende recolher amostras em Marte e o lançamento será feito na base espacial norte-americana de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete Atlas V. Outras missões lideradas pela NASA já enviaram robôs de exploração ao planeta, mas com outros fins.