Pular para o conteúdo
Mundo

Retiro espiritual é cancelado por Papa Francisco por causa de resfriado

O Papa Francisco anunciou neste domingo (1º) que não participará de um retiro espiritual de seis dias com a Cúria em Ariccia, ao sul de Roma, em razão de um resfriado. “Infelizmente, um resfriado me obriga a não participar este ano do retiro da Quaresma”, declarou o papa após a oração do Angelus, oficiada na […]
Arquivo -
O anunciou neste domingo (1º) que não participará de um retiro espiritual de seis dias com a Cúria em Ariccia, ao sul de Roma, em razão de um resfriado. “Infelizmente, um resfriado me obriga a não participar este ano do retiro da Quaresma”, declarou o após a oração do Angelus, oficiada na Praça de São Pedro pela janela do palácio apostólico, durante a qual teve dois acessos de tosse. “Não há evidências que nos levem a diagnosticar nada além de uma leve indisposição”, ressaltou, por sua vez, o porta-voz do Vaticano, quando questionado pela imprensa, em plena epidemia do novo coronavírus.

Depois do Angelus, o papa quis expressar sua preocupação com os milhares de migrantes que chegaram nos últimos dias à fronteira entre a Grécia e a . “Estou um pouco triste por causa das notícias de tantas pessoas deslocadas, de tantos homens, mulheres e crianças expulsas por causa da guerra, tantos migrantes que pedem refúgio no mundo e ajuda”, disse o pontífice, que pediu aos fiéis que orem por eles. Na sexta-feira, a Turquia anunciou que havia aberto suas fronteiras terrestres e marítimas para permitir a passagem de migrantes, o que reacendeu a preocupação da Europa com uma nova onda de migração como a que abalou o continente em 2015.

O papa planejava passar seis dias em Ariccia a partir deste domingo. Lá deveria oficiar uma missa diária e participar dos chamados exercícios espirituais, liderados por um pregador jesuíta, juntamente com membros da Cúria Romana. Na quinta-feira, ele já havia reduzido sua agenda por causa de uma “leve indisposição”. Na quarta-feira, já estava resfriado quando participou de dois eventos ao ar livre, o que o levou a cancelar sua participação em uma missa na basílica de São João de Latrão, em Roma, no dia seguinte. Ainda na quarta, o papa apertou a mão, como costuma fazer, de dezenas de fiéis e beijou algumas crianças na praça de São Pedro, durante sua audiência tradicional.

No período da tarde, participou de uma procissão a pé em direção à basílica de Santa Sabina, sede histórica dos dominicanos. Mas, depois disso, cancelou por três dias suas “audiências” oficiais no palácio apostólico e ficou na residência de Santa Marta, no Vaticano, onde reside. Porém, ele continuou celebrando a missa da manhã e recebendo visitantes, como o chefe da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, Sviatoslav Shevchuk, com quem se reuniu no sábado. O papa, que tem um pulmão que não funciona adequadamente devido a uma doença que sofreu quando jovem e que sofre de problemas no quadril, não costuma cancelar seus compromissos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano