Uma enorme multidão protestou nas ruas de Varsóvia, capital da Polônia, contra uma decisão judicial que proíbe quase todos os , nesta última sexta-feira (30). O ato é considerado dos maiores protestos já vistos no país.

O prefeito da cidade, Rafael Trzaskowski, declarou que mais de 100 mil pessoas participaram da manifestação. Porém, organizadores do movimento disseram que o número ficou por volta de 150 mil. Segundo a imprensa local, 37 manifestantes foram detidos, a maioria, torcedores de .

Os organizadores pediram todos que seguissem na direção da casa de Jaroslaw Kaczynski, o líder do partido de direita Lei e Justiça (), que é visto como o real responsável pela tomada de decisões no país. O acabou por volta das 23h no horário local.

De acordo com a CNN Brasil, protestos nesta escala foram vistos pela última vez no movimento Solidariedade, nos anos 1980.

O movimento, também em Varsóvia, resultou em nove dias de protestos em todo o país desde uma decisão na Corte em 22 de outubro que julgou que o aborto em casos de má-formação é inconstitucional.

Isso significa que o aborto na Polônia só seria legal em duas situações: em caso de à vida e saúde da mãe, ou se gravidez sucedesse ou incesto.