O policial Garrett Rolfe, de Atlanta, pode ser condenado a após a acusação do do afro-americano Rayshard Brooks, de 27 anos. O caso aconteceu no dia 12 de junho.

Conforme apurou o Uol, Brooks foi atingido por tiros em um estacionamento, conforme anunciou o promotor do distrito, Paul Howard. Ele disse que o policial não tinha justificativa para atirar, porque “no momento em que Brooks foi abatido, não representava ameaça imediata de morte ou ferimentos físicos graves para os policiais”, informou o promotor.

O que agravou ainda mais a situação de Rolfe, foi ter chutado o corpo enquanto a vítima estava no chão, sangrando. De acordo com Howard, caso seja condenado por homicídio, o policial pode pegar prisão perpétua e até pena de morte.

Garrett Rolfe enfrentará 11 acusações criminais. Já o segundo policial que estava no local, Devin Brosnan, vai enfrentar três, incluindo agressão grave por pisar no ombro de Brooks depois que ele foi baleado.

O caso

Rayshard Brooks dormiu dentro do carro e bloqueou a fila do drive-thru de uma lanchonete. Por volta das 22h30, o homem foi abordado por dois policiais, que realizaram nele um teste de alcoolemia e tentaram prendê-lo.

Brooks se envolveu em luta corporal com os policiais e tentou fugir, mas acabou baleado.

A morte elevou os protestos em defesa das vidas negras que já vinham ocorrendo nos em razão da morte de George Floyd, um cidadão negro morto após um policial branco sufocá-lo com o joelho por quase nove minutos.

A prefeita Keisha Lance Bottoms, da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, alterou as regras do Departamento de Polícia para evitar novos casos de violência e mortes