Pular para o conteúdo
Mundo

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

A polícia libanesa lançou bombas de gás lacrimogêneo para tentar dispersar manifestantes que jogavam pedras e bloqueavam uma via perto do Parlamento em Beirute neste domingo (9), no segundo dia de protestos contra o governo pela explosão devastadora da última terça-feira (4) no porto da capital. O fogo irrompeu em uma entrada para a Praça […]
Arquivo -

A polícia libanesa lançou bombas de gás lacrimogêneo para tentar dispersar manifestantes que jogavam pedras e bloqueavam uma via perto do Parlamento em Beirute neste domingo (9), no segundo dia de protestos contra o governo pela devastadora da última terça-feira (4) no porto da capital.

O fogo irrompeu em uma entrada para a Praça do Parlamento, enquanto os manifestantes tentavam invadir uma área isolada, segundo imagens de TV. Os manifestantes também invadiram os escritórios de ministérios.

A enorme explosão matou 158 pessoas e feriu mais de 6 mil além de destruir partes da cidade, num momento de crise política e econômica, gerando fortes apelos para que o governo renuncie.

Policiais da tropa de choque entraram em confronto com os manifestantes, enquanto milhares de pessoas seguiam para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires, disse um correspondente da Reuters.

“Demos a esses líderes tantas chances de nos ajudar e eles sempre falharam. Queremos todos eles fora, especialmente o Hezbollah, porque é uma e apenas intimida as pessoas com suas armas”, disse Walid Jamal, um manifestante desempregado, referindo-se ao o grupo armado mais influente do país, apoiado pelo Irã, que tem ministros no governo.

O patriarca cristão maronita, Bechara Boutros al-Rai, disse que o gabinete deveria renunciar, uma vez que não pode mudar a forma como governa. “A renúncia de um parlamentar ou ministro não é suficiente, todo o governo deveria renunciar, pois não é capaz de ajudar o país a se recuperar”, afirmou em seu sermão de domingo.

A ministra da Informação, Manal Abdel Samad, disse hoje que estava renunciando ao cargo, citando a explosão e o fracasso do governo em realizar reformas.

Os protestos de sábado foram os maiores desde outubro, quando milhares de pessoas foram às ruas para exigir o fim da e da má governança.

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram na Praça dos Mártires, que foi transformada em uma zona de batalha à noite entre a polícia e os manifestantes. Eles que tentaram romper uma barreira ao longo de uma via que leva ao Parlamento. Alguns manifestantes invadiram ministérios do governo e a Associação de Bancos Libaneses. Um policial foi morto e a Cruz Vermelha disse que mais de 170 pessoas ficaram feridas.

O primeiro-ministro e a Presidência disseram que 2.750 toneladas de nitrato de amônia altamente explosivo, usado na fabricação de fertilizantes e bombas, foram armazenadas por seis anos sem medidas de segurança no depósito do porto.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

campo grande UPA

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Últimas Notícias

Famosos

Jovem influenciadora inventa gravidez e recebe muitas críticas de seguidores

Ana Richelly disse que era ‘trollagem’, uma brincadeira sobre o Dia das Mães  

Sem Categoria

Organização do Campeonato de fisiculturismo divulga nota de pesar de Wanderson Moreira

Fisiculturista do Mato Grosso morreu durante competição em Campo Grande neste sábado (10)

Esportes

Palmeiras marca no finalzinho, vence rival São Paulo e continua na liderança do Brasileirão

Vítor Roque voltou a balançar as redes e 'alvi-verde' venceu o clássico

Polícia

VÍDEO: Policial do Bope salva rapaz de cair de pontilhão em Campo Grande

Imagens chamaram atenção de quem passava pela Avenida Ceará