Pular para o conteúdo
Mundo

OMS recua e diz existir transmissão da covid-19 por assintomáticos, mas falta ‘saber quanto’

A OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou atrás nas declarações dadas na segunda-feira (8) sobre a transmissão da Covid-19 por pacientes assintomáticos. Após reações de especialistas em diferentes países, a organização reconheceu a transmissão por pacientes sem sintomas,mas não sabe dizer a dimensão do processo, nesta terça-feira (9). “Estamos absolutamente convencidos de que ...
Arquivo -

A OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou atrás nas declarações dadas na segunda-feira (8) sobre a transmissão da Covid-19 por pacientes assintomáticos. Após reações de especialistas em diferentes países, a organização reconheceu a transmissão por pacientes sem sintomas,mas não sabe dizer a dimensão do processo, nesta terça-feira (9).

“Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo. A questão é saber quanto”, afirmou o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan.

Ainda na segunda, a chefe da unidade de doenças emergentes da OMS Maria Van Kerkhove declarou durante uma coletiva de imprensa que a transmissão do coronavírus por pessoas assintomáticas seria muito rara, com base em estudos de Cingapura.

“Nós temos relatórios de países que estão realizando o rastreamento de contatos (mapeamento de indivíduos que estiveram com pacientes diagnosticados no período de incubação do vírus) de maneira bastante criteriosa. Eles estão acompanhando casos assintomáticos e não identificaram a transmissão para outros indivíduos. É muito raro e muitos desses detalhes ainda não foram publicados na literatura (médica) ”, afirmou Maria.

“Estamos analisando constantemente esses números e seguimos na tentativa de obter mais informações destes países para responder definitivamente a essa dúvida”, completou.

Já nesta terça, a representante da OMS voltou a se pronunciar e reconheceu que alguns modelos estimam uma taxa de transmissão de 40% no caso de pacientes assintomáticos.

Especialistas rebatem

Ainda conforme o Globo, as declarações de Maria Van Kerkhove, foram rebatidas por epidemiologistas de vários países que lembraram de estudos consolidados sobre o papel dos assintomáticos e que parte expressiva do contágio pelo coronavírus é promovido por pacientes na fase pré-sintomática (que contraíram o vírus e ainda não manifestaram os sintomas).

Além disso, estima-se que o vírus comece a ser transmitido dois a três dias antes da manifestação dos primeiros sintomas.

“Eu fiquei muito surpreso com a declaração da OMS. Isso vai contra a minha percepção dos dados científicos que sugeriram, até agora, que pessoas assintomáticas e pré-sintomáticas são importantes fontes de contágio para outras pessoas”,  disse Liam Smeeth, professor de epidemiologia clínica na de Higiene e Medicina Tropical de Londres, pontuando que desconhece dados que embasariam a fala de Maria.

(Considerar os pacientes assintomáticos) Tem importantes implicações para medidas de identificação, rastreamento e isolamento que estão sendo implementadas por vários países”, afirmou Babak Javid, consultor de doenças infecciosas do hospital da de Cambridge ().

Para a infectologista da SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) Mariana Croda, a afirmação da OMS não tem respaldo científico suficiente até o momento. “A maior parte dos estudos indicam que os assintomáticos ou leves transmitem menos que os graves todavia não é possível afirmar ausência de transmissão”,disse ao Jornal Midiamax.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jogador luiz gustavo sao paulo

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

stf ilustrativa divulgação (1)

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Com o controle da partida desde o primeiro tempo, o Corinthians ficou mais cauteloso na etapa final, mas já era tarde para o Vasco entrar no jogo

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas

Polícia

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Vítima procurou a delegacia para registrar queixa contra a motociclista que não entregou o aplique

Esportes

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

Time dirigido pelo técnico Arthur Elias teve um início ruim no SoFi Stadium