Pular para o conteúdo
Mundo

OMS: crise do coronavírus pode dobrar mortes por AIDS na África

A crise que a pandemia de coronavírus está causando nos sistemas de saúde de países subsaarianos pode levar a um aumento de pelo menos meio milhão de mortes em decorrência da AIDS na região africana, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com estudos conduzidos com a UNAids – programa das […]
Arquivo -
(Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A crise que a pandemia de está causando nos sistemas de saúde de países subsaarianos pode levar a um aumento de pelo menos meio milhão de mortes em decorrência da na região africana, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com estudos conduzidos com a UNAids – programa das Nações Unidas criado com a função de ajudar nações no combate à AIDS – os sistemas de saúde africanos podem voltar a ver os níveis de 2008 de mortes relacionadas ao HIV, quando 950 mil pessoas morreram.

“A terrível perspectiva de mais meio milhão de pessoas morrendo na por doenças relacionadas à AIDS e como retroceder na história”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Devemos ver isso como um alerta para que os países identifiquem formas de sustentar todos os serviços vitais de saúde”, lembrou o chefe da organização.

Ghebreyesus também disse que alguns países já estão tomando medidas importantes em relação ao HIV. Eles estão “garantindo que as pessoas tenham acesso ao tratamento, incluindo kits para a auto-testagem, o que alivia a pressão sobre os serviços de saúde”. “Também precisamos assegurar que os fornecimentos globais de testes e tratamentos continuem a fluir a países onde eles são necessários”, afirmou.

Acredita-se que certa de 25,7 milhões de pessoas vivam com o HIV na África subsaariana e, do total, aproximadamente 16,4 milhões estão tomando medicamentos antivirais.

As agências estimam ainda que os efeitos da pandemia de coronavírus ainda devem ser duradouros nos sistemas de saúde, com um aumento anual de 40% das mortes nos próximos cinco anos. (Com agências internacionais)

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via-Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued

Cotidiano

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Há pessoas desabrigadas pela água que invadiu as casas, além de quedas de árvores e queda de energia