Um novo protesto em Belarus reuniu cerca de 200 mil pessoas contras as eleições no país que elegeu o presidente Alexander Lukashenko, que está no poder há 26 anos. No momento do ato, o presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu assistência militar a Lukashenko.

De acordo com o site G1, foram cerca de 200 mil pessoas que saíram nas ruas carregando bandeiras vermelhes e brancas enquanto gritavam “renuncie Lukashenko” e “não esqueceremos ou perdoaremos “.

Desde o início das manifestações, que ocorrem há uma semana, milhares de pessoas foram presas e dois acabaram morrendo. Adversários de Lukashenko alegam que a eleição no último domingo foi fraudada.

Já o presidente nega ter perdido e apresenta resultados oficiais que lhe dá mais de 80% dos votos. Conforme publicado no G1, o Kremlin afirmou que o presidente russo Vladimir Putin havia dito a Lukashenko que Moscou estava pronto para auxiliar Belarus, seguindo um pacto coletivo militar, se fosse necessário e que o país estava sofrendo pressão externa.