Mundo

Malware que espiona dispositivos Android é detectado na Play Store

A companhia russa de segurança cibernética Kaspersky detectou um software espião na loja de aplicativos do Google – a Play Store – que  pode causar sérios problemas aos usuários de dispositivos Android. Segundo a empresa, o vírus coleta dados importantes do sistema e contas registradas nos aparelhos infectados. As informações são do site Canaltech. A […]

Da Redação Publicado em 06/05/2020, às 12h57

(Foto ilustrativa)
(Foto ilustrativa) - (Foto ilustrativa)

A companhia russa de segurança cibernética Kaspersky detectou um software espião na loja de aplicativos do Google – a Play Store – que  pode causar sérios problemas aos usuários de dispositivos Android. Segundo a empresa, o vírus coleta dados importantes do sistema e contas registradas nos aparelhos infectados. As informações são do site Canaltech.

A Kaspersky explicou que, diferente de outros spywares, que normalmente são feitos para ataques em massa, o PhantomLance ataca de maneira mais direcionada, espalhando diferentes versões com múltiplos códigos.

Após coletar amostras do vírus, os russos identificaram que a maior finalidade do spyware era coletar informações específicas, como a localização por meio de GPS, registros de chamadas, contatos e mensagens. O software também podia reunir uma lista de aplicativos instalados.

Por se adaptar perfeitamente ao dispositivo infectado, o vírus conseguia evitar a sobrecarga do sistema com recursos desnecessários enquanto coleta as informações necessárias.

Cerca de 300 pessoas foram infectadas com o PhantomLance em países como Índia, Vietnã, Bangladesh e Indonésia. O Google esclareceu que todos os aplicativos maliciosos já foram removidos de sua loja.

Jornal Midiamax