O australiano Brenton Tarrant, de 29 anos, foi condenado a prisão perpetua, sem liberdade condicional, após três dias de julgamento chegou ao fim nesta quinta-feira (17). Ele é responsável por um ataque terrorista a duas mesquitas, ocorrida em 2019 na Nova Zelândia, que deixou vários mortos e foi todo transmitido ao vivo pela internet.

Tarrant foi condenado duas vezes a prisão perpetua, uma pelos 51 homicídios cometidos durante o ataque e outra por . Além disso, ele recebeu outras 40 condenações por tentativa de homicídio, onde cada uma lhe custou uma pena de 12 anos.

“Seus crimes são tão perversos que mesmo que ele seja mantido na prisão até a morte, isso não esgotará a punição e a sentença que eles exigem”, disse o juiz do caso, Cameron Mander, do Tribunal Superior de Christchurch, na audiência.

Conforme publicado pela Veja, a sentença foi declarada após três dias de depoimentos prestados por mais de 90 sobreviventes do atentado e familiares das vítimas concedidos à Justiça neozelandesa.

Em março deste ano, Tarrant se declarou culpado e abriu de sua própria defesa. No ataque, ocorrido ano passado, o autor foi até mesquitas de Al Noor e Linwood, na cidade de Christchurch, em uma sexta-feira, data em que ocorria orações tradicionais.

Transmitido todo a ação pela internet, Tarrant foi até os locais religiosos e utilizou armas semiautomáticas para assassinar suas vítimas.

O juiz do caso, explicou que o massacre cometido pelo australiano “não tem cabimento aqui e em nenhum lugar”, segundo publicado pela revista Veja.