Pular para o conteúdo
Mundo

Fitch prevê contração global menor em 2020 e maior crescimento em 2021

A Fitch revisou projeções para a economia global. Em relatório, a agência diz que espera agora contração de 3,7% em 2020, quando em setembro a expectativa era de um recuo de 4,4%. Para 2021, a expectativa de crescimento subiu de 5,2% em setembro para 5,3% agora. Na avaliação dela, a recuperação global deve se fortalecer […]
Arquivo -

A Fitch revisou projeções para a economia global. Em relatório, a agência diz que espera agora contração de 3,7% em 2020, quando em setembro a expectativa era de um recuo de 4,4%. Para 2021, a expectativa de crescimento subiu de 5,2% em setembro para 5,3% agora. Na avaliação dela, a recuperação global deve se fortalecer e ganhar mais corpo a partir de meados do próximo ano, conforme as vacinas contra a covid-19 sejam aplicadas e as medidas de distanciamento social percam força.

As projeções constam do relatório Perspectiva Econômica Global (GEO, na sigla em inglês). Ainda em 2020, a agência diz que a contração deve ser menor do que o antes previsto mesmo com novas quedas no Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre da zona do euro e do Reino Unido, após um aperto recente em restrições à circulação por causa da . A Fitch diz que a mudança reflete o fato de que a atividade global teve uma retomada mais rápida do que o esperado no terceiro trimestre do ano atual.

Para a agência, a trajetória da recuperação global tem se mostrado mais acidentada do que o esperado, com uma segunda onda do vírus levando a novas restrições, mas há também notícias “muito positivas” sobre vacinas para a perspectiva econômica ao longo dos próximos dois anos, na avaliação de Brian Coulton, economista-chefe da Fitch.

A agência diz que, em 2021, deve haver crescimento mais forte no segundo semestre. O PIB dos EUA deve crescer 4,5% em 2021 (de 4,0% na projeção de setembro) e o da , 8,0% (de 7,7%). Já a zona do euro deve crescer apenas 4,7% no próximo ano, de 5,5% na projeção anterior, afirma a Fitch, com as medidas de restrição à circulação pesando na atividade nos meses de inverno local.

Para 2022, a Fitch espera crescimento global de 4,0%, acima dos 3,6% antes previstos, com mais pessoas vacinadas contra a covid-19 e menos distanciamento social. A zona do euro deve crescer 4,4% em 2022 (de 3,2% na projeção de setembro), em parte também pelos investimentos previstos no fundo de recuperação da . Os EUA devem crescer 3,5% em 2022 (de 3,0% anteriormente).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Dólar tem leve queda com negociações entre China e EUA no radar e fecha a R$ 5,6548

Nota do Sindicato Rural de Dourados

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Vista de rua de Camapuã. Prefeitura suspendeu temporariamente cobrança da taxa de coleta de lixo

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Últimas Notícias

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União

Cotidiano

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Alta probabilidade de granizo para seis departamentos do País

Esportes

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

A Copa do Brasil feminina terá ao todo oito fases

Cotidiano

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Vídeo nas redes sociais mostram árvores caídas na BR-376