O polêmico presidente das , Rodrigo Duterte, disse nessa segunda-feira (25), que os estudantes do país não retornarão às aulas até que haja uma vacina contra o novo , que já matou quase 350 mil pessoas em todo o planeta.

“Sem uma vacina, enviar as crianças para a seria um desastre”, disse o mandatário em um discurso televisionado. “Não permitirei a abertura de salas de aula onde estudantes sentarão próximos um ao outro”, acrescentou.

A princípio, o retorno às aulas estava previsto para o final de agosto, no país asiático. Mais de 25 milhões de alunos dos ensinos médio e fundamental tiveram as aulas suspensas em março, em decorrência das medidas de prevenção contra a pandemia.

O presidente, no entanto, diz que o risco do retorno às aulas é muito grande, mesmo que os alunos retrocedam academicamente. “Para mim, vacina primeiro. Se a vacina já estiver pronta, então ok. Se ninguém se formar, que seja”.

Atualmente, não há vacinas contra o . Pesquisadores de todo o mundo se empenham para desenvolver a imunização contra a doença, mas não está claro quando, exatamente, estará disponível.

Famoso por falas polêmicas e suas posturas enérgicas, Duterte chegou a dizer, no mês passado, que mandaria as forças de segurança do país “atirarem para matar” quem despeitasse a quarentena.

Com a economia combalida pela pandemia, as Filipinas têm 14,6 mil infectados por coronavírus e 886 vítimas da . (Com agências internacionais)