Pular para o conteúdo
Mundo

EUA executam preso federal pela primeira vez em 17 anos

Horas depois de a Suprema Corte dos EUA ter rejeitado uma contestação judicial de última hora, com uma votação de 5 a 4, o Departamento de Justiça determinou a execução de um homem de 47 anos pelo assassinato, em 1996, de três pessoas da mesma família. Essa foi a primeira execução federal em mais de […]
Arquivo -

Horas depois de a Suprema Corte dos EUA ter rejeitado uma contestação judicial de última hora, com uma votação de 5 a 4, o Departamento de Justiça determinou a execução de um homem de 47 anos pelo , em 1996, de três pessoas da mesma família. Essa foi a primeira execução federal em mais de 17 anos.

Daniel Lewis Lee, que já foi supremacista branco, mas abandonou o movimento, foi executado por injeção letal na penitenciária federal de Terre Haute, em Indiana. Lee foi declarado morto às 8h07 locais (9h07 em ). “Vocês estão matando um homem inocente”, disse ele antes de ser morto.

O Departamento de Justiça, que empregou um novo procedimento para executar o condenado – usando uma única droga, o pentobarbital – após várias execuções por injeção letal fracassadas, reavivou o debate sobre métodos usados na pena de morte.

A execução de Lee estava prevista para segunda-feira, mas a juíza distrital Tanya Chutkan ordenou a suspensão do procedimento para permitir impugnações aos protocolos da injeção letal. Outros três condenados à morte estão na mesma situação.

Lee foi condenado no Arkansas, em 1999, por assassinar William Mueller, um de armas, sua mulher, Nancy, e sua filha de 8 anos, Sarah Powell. Earlene Peterson, mãe de Nancy e avó de Sarah, pediu ao presidente que perdoasse o condenado, mas o republicano a ignorou.

O governo anunciou, em julho de 2019, que voltaria a aplicar a pena capital, o que não ocorria desde 2003. Nos EUA, a maioria dos crimes é julgada nos Estados, mas a Justiça Federal pode lidar com ocorrências específicas – ataques terroristas e crimes racistas, por exemplo. Nos últimos 45 anos, apenas três pessoas foram executadas, incluindo Timothy McVeigh, em 2001, responsável pelo atentado a bomba em Oklahoma, que deixou 168 mortos, em 1995.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia confirma vazamento de dados de alunos de Campo Grande após hacker invadir sistemas

Ex-atriz da Globo desaparecida em Minas Gerais é avó da atriz norte-americana Mia Goth

ovando emenda

“Decisiva para pacote de obras”, diz Ovando sobre emenda de R$ 10 milhões para Campo Grande

Transportadoras marítimas cancelam viagens aos EUA

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Motorista que matou jovens na faixa de pedestre acumula 71 pontos na CNH

Últimas Notícias

Brasil

Prefeita de Ituiutaba obtém medida protetiva contra André Janones por violência doméstica

Deputado federal teria ameaçado divulgar fotos íntimas da prefeita

Transparência

TRF3 nega recurso da Paper Excellence e mantém proibição de transferência de ações da Eldorado

A Paper Excellence perdeu mais um recurso. Isso porque o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) rejeitou o pedido para autorizar a transferência das ações da Eldorado Brasil Celulose para uma empresa estrangeira. A decisão de quinta-feira (10) negou pedido de revogação das decisões do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). A 4ª … Continued

Brasil

Chiquinho Brazão vai deixar presídio em Campo Grande para cumprir pena em casa

Ministro Alexandre de Moraes atendeu a pedidos da defesa do deputado

Cotidiano

VÍDEO: Três semanas após caos, chuva alaga Avenida Guaicurus e deixa condutores ilhados

Cerca de 200 metros da Avenida ficaram alagados nesta sexta-feira