Espanha assume controle de laboratórios privados para agilizar testagem de coronavírus

O governo da Espanha lançou uma ordem ministerial, nesta terça-feira (14), que permite à Saúde Pública tomar o controle de laboratórios privados, a fim de acelerar a testagem de coronavírus e impedir que os testes sejam feitos em quem não precisa. A decisão também possibilita que governos adotem medidas necessárias para regular os preços dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governo da Espanha lançou uma ordem ministerial, nesta terça-feira (14), que permite à Saúde Pública tomar o controle de laboratórios privados, a fim de acelerar a testagem de coronavírus e impedir que os testes sejam feitos em quem não precisa. A decisão também possibilita que governos adotem medidas necessárias para regular os preços dos testes em laboratórios privados ‘com o objetivo de evitar situações abusivas no acesso ao serviço’. As informações são do jornal espanhol El País.

 

Na opinião de Simón, trata-se de evitar que se façam os testes quando a possibilidade de resultado seja muito baixa, levando em conta ‘a pouca eficiência dos testes em pessoas assintomáticas que não apresentam quadro clínico que o justifique’. 
Enquanto durar o estado de emergência no país europeu, entidades públicas ou privadas que possuam materiais para realizar testes diagnósticos devem comunicar isso ‘o mais rápido possível’ aos responsáveis pela Saúde regional. Esta seção inclui ‘reagentes de inativação, kits de extração de ácido nucleico ou testes rápidos de diagnóstico’, e a comunicação deve indicar o tipo de material, número de unidades compradas e destino de uso. As comunidades serão encarregadas de comunicá-lo ao Ministério da Saúde, que, por sua vez, poderá realizar esses testes ‘em resposta a critérios de necessidade e urgência, com o objetivo de garantir os princípios de equidade e coesão’.

Conteúdos relacionados