O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, finalmente passou a defender o uso de máscaras durante a pandemia de coronavírus, enquanto faz campanha pra se reeleger presidente. O republicano usou sua conta no Twitter para dizer “muitos dizem” que o uso da proteção é patriota e que “não há ninguém mais patriota” que ele. Ele ainda voltou a culpar a China pela pandemia.
“Estamos unidos no nosso esforço para derrotar o vírus invisível chinês, e muitas pessoas dizem que usar a máscara facial é um ato patriótico, quando você não pode se isolar socialmente. Não há ninguém mais patriota que eu, seu presidente favorito”, tuitou Trump.
We are United in our effort to defeat the Invisible China Virus, and many people say that it is Patriotic to wear a face mask when you can’t socially distance. There is nobody more Patriotic than me, your favorite President! pic.twitter.com/iQOd1whktN
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 20, 2020
A retórica de Trump sobre o coronavírus tem comprometido suas aspirações para se reeleger presidente, ao passo em que pesquisas apontam vantagem do seu rival, o candidato democrata Joe Biden, que foi vice-presidente no governo de Barack Obama. Faltam pouco mais de cem dias para a votação e os Estados Unidos são um dos países mais afetados no mundo pelo novo vírus. Por lá, já são cerca de 3,9 milhões de infectados e 143,8 mil vítimas da Covid-19.