O silêncio das autoridades norte-coreanas sobre o estado de saúde do líder Kim Jong-Un, levantou especulações na mídia internacional sobre um possível sucessor da dinastia que já controla o país há sete décadas.

Boatos de que Kim pudesse estar morto surgiram depois das comemorações de 15 de abril pelo 108º aniversário do nascimento de seu avô Kim Il Sung, fundador do atual regime. Esta é a primeira vez que Kim não participa do evento mais importante do país.

Citando uma autoridade americana, a CNN informou que “avaliou (informações)” de que o líder estava “em estado grave após uma operação cirúrgica”. Ontem, o presidente dos Estados Unidos, , desejou “o melhor” a Kim Jong-Un e destacou seu “bom relacionamento” com o líder. “Se o seu estado de saúde é como o relatado pela mídia, é muito sério”, afirmou.

Nesta quarta-feira (22), a imprensa norte-coreana disse que Kim enviou uma mensagem agradecendo ao presidente sírio pelas saudações enviadas no aniversário de seu avô, mas não reportou nenhuma outra atividade. Enquanto isso, autoridades da repetiram que nenhum acontecimento incomum foi detectado no vizinho do norte.

Com o sumiço de Kim, a imprensa internacional já especula quem seria seu sucessor. Fontes ouvidas pela Associated Press afirmaram que, embora possa haver uma liderança coletiva, o mais provável é que a irmã mais nova de Kim, Kim Yo Jong, assuma a liderança do país. (Com agências internacionais)