Pular para o conteúdo
Mundo

China muda orientação e sinaliza fim do consumo de carne de cachorro

Pela primeira vez na história, o governo chinês deu indícios de que deve proibir o consumo de cachorros muito em breve. O Ministério da Agricultura da China emitiu um documento ontem que relaciona os animais indicados ao consumo humano e fez questão de reforçar a recomendação para tirar os caninos da lista. As informações são […]
Arquivo -
Reuters
Reuters

Pela primeira vez na história, o governo chinês deu indícios de que deve proibir o consumo de cachorros muito em breve. O Ministério da da emitiu um documento ontem que relaciona os animais indicados ao consumo humano e fez questão de reforçar a recomendação para tirar os caninos da lista. As informações são do UOL.

A preocupação vem na esteira das medidas tomadas após o início da pandemia do no país, que está controlada no momento. Desde janeiro, está proibida a venda de animais silvestres. Além disso, mesmo com o comércio já reabrindo em Wuhan, epicentro da epidemia na China, o abate e a venda de animais vivos seguem proibidos nos mercados da cidade.

Num país onde as estimativas são de que sejam abatidos entre 10 e 20 milhões de cachorros todo ano, a medida foi recebida como um sinal importante. O governo chinês ainda explicou o porquê da mudança no documento e citou a evolução da sociedade chinesa. “Com o progresso da civilização humana e a preocupação pública e atenção pela proteção aos animais, cachorros passaram de animais domésticos tradicionais para animais de companhia”, diz o texto.

“Os cães geralmente não são considerados comida no mundo todo, e a China também não deve administrá-los como faz com animais destinados à pecuária”. Dentre as hipóteses para o início do surto do coronavírus na China, a possibilidade de que ele tenha se originado no abate e consumo de animais silvestres em mercados como os de Wuhan é uma das mais cotadas.

Cientistas acreditam que o vírus que causa a covid-19 possa ter se originado em morcegos. O documento que cita a recomendação para o não consumo de cachorros ainda ficará em consulta pública até 8 de maio. Depois disso, caso aprovado, ele pode virar lei em todo o território chinês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projetada há 45 anos, piscina semiolímpica no Coophasul já foi até cenário para escolha de miss

Sem registro de roubo e morte em 2025, Coophasul reafirma fama de bairro mais tranquilo de CG

Quando será o julgamento do Bolsonaro? Veja datas previstas

De hacker do BC a bicheiro do RJ, Presídio Federal de Campo Grande pode ter tablets para detentos

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

cachorro mandrake

Cachorro que foi baleado ao defender o tutor no Jardim Batistão teve a pata amputada

Últimas Notícias

Política

Deputado de MS faz ‘vigília’ em frente a casa de Bolsonaro e cobra Alcolumbre por impeachment de Moraes

Bolsonaristas foram para a frente da casa do ex-presidente depois que o STF determinou prisão domiciliar

Trânsito

Em 33 dias, sete pessoas morreram atropeladas em Campo Grande

Três avenidas lideram ranking com mais registros de atropelamentos

Transparência

Decreto com controle de gastos do governo proíbe compra de veículos e redução em até 25% de contratos vigentes em MS

Secretarias precisam revisar os contratos vigentes, visando à redução de 25% dos valores contratados a título de despesas de custeio

Famosos

Abalado, Lucas Guimarães chora ao deixar casa de Carlinhos Maia: “Não é fácil”

Lucas Guimarães não segurou a emoção e foi às lágrimas enquanto arrumava suas coisas para se mudar da casa do ex-marido Carlinhos Maia