Pular para o conteúdo
Mundo

Berlim inicia congelamento de aluguel em 1,5 milhão de casas e apartamentos

Berlim iniciou neste domingo o congelamento dos aluguéis de 1,5 milhão de casas e apartamentos para os próximos cinco anos em um movimento controverso para controlar os custos explosivos que obrigaram muitos a sair da capital da Alemanha. Berlim é a primeira cidade alemã a influenciar os preços de aluguel tão diretamente ao aprovar uma […]
Arquivo -

Berlim iniciou neste domingo o congelamento dos aluguéis de 1,5 milhão de casas e apartamentos para os próximos cinco anos em um movimento controverso para controlar os custos explosivos que obrigaram muitos a sair da capital da Alemanha.

Berlim é a primeira cidade alemã a influenciar os preços de aluguel tão diretamente ao aprovar uma lei que foi celebrada como um passo em direção a mais justiça por seus partidários e dilacerada como um método socialista pelos críticos.

“É correto que Berlim tente parar os crescentes custos de aluguel”, disse Ulrich Ropertz, chefe da Associação Alemã de Inquilinos. “O legislador federal perdeu a oportunidade de aprovar medidas nos últimos anos”, acrescentou.

Apenas uma minoria dos moradores de Berlim são proprietários de casas ou apartamentos – como no resto do país. A maioria das pessoas aluga suas casas tradicionalmente. Além disso, há uma escassez de moradias em Berlim, o que torna ainda mais difícil para os recém-chegados ou para aqueles que são expulsos de suas casas devido à falta de pagamento para encontrar novas acomodações a preços acessíveis.

O congelamento do aluguel deve manter os aluguéis dos apartamentos que foram construídos antes de 2014 no nível atual pelos próximos cinco anos. Os críticos apontaram que o congelamento do aluguel impedirá os proprietários de investirem dinheiro em reformas necessárias nas casas, porque eles não podem aumentar o aluguel depois.

Os inquilinos, que pensam que o aluguel é muito caro, foram incentivados por organizações de inquilinos a pedir aos seus proprietários uma redução no aluguel. No entanto, a controversa lei foi levada a um tribunal por seus oponentes e alguns especialistas alertaram os inquilinos para manter todo o dinheiro extra que eles, economizando, caso o congelamento do aluguel seja revertido.

O congelamento do aluguel, implementado pela coalizão de esquerda do governo de Berlim, tem sido fortemente criticada pela chanceler Angela Merkel e conservadores democratas-cristãos, que estão na oposição do governo de Berlim

Em uma declaração neste domingo, o partido dos democratas-cristãos escreveu que “a lei não é uma solução para a falta contínua de moradias e que o congelamento não ajuda ninguém se, no final, o aluguel economizado tiver que ser pago de volta”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada