O Banco do pretende começar a fazer experimentos para checar a viabilidade do uso de moedas digitais como alternativa para o dinheiro de papel. A intenção não é colocar imediatismo na versão digital do yen, moeda japonesa.

Entendendo a dinâmica da mudança, o banco do Japão pretende realizar um estudo com o auxílio de um , que é responsável por emitir dinheiro digital e entender quais são os principais obstáculos para a popularização da moeda virtual e como isso impactaria nas instituições financeiras.

Entre potenciais desafios, a instituição teme que queda de energia ou problemas de rede possam causar danos econômicos. No Japão, essas questões são delicadas, considerando que o país experiencia terremotos com frequência, e uma pane em um sistema de moeda virtual pode resultar em caos.

Porém, o Japão não é o primeiro a pensar na possibilidade da implementação das moedas virtuais. A China está em fase de testes com um sistema parecido e pretende adotar a opção em algumas cidades como Shenzen e em breve.