Pular para o conteúdo
Mundo

Argentina aplica inseticida contra nuvem de gafanhotos e, mesmo com frio, Brasil admite riscos de proximidade

Desde quinta-feira (2), a nuvem de gafanhotos que atinge a Argentina é combatida por autoridades agropecuárias do país vizinho. Apesar do último monitoramento do Senasa (Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina) afirmar que os insetos estão a 130km do ponto mais próximo do Brasil, o estado do Rio Grande do Sul permanece […]
Arquivo -

Desde quinta-feira (2), a nuvem de gafanhotos que atinge a é combatida por autoridades agropecuárias do país vizinho. Apesar do último monitoramento do Senasa (Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina) afirmar que os insetos estão a 130km do ponto mais próximo do Brasil, o estado do permanece em alerta.

As chuvas na região de Corrientes nos últimos dias e o frio que se instalou no sul do continente, favorecem a baixa mobilidade dos gafanhotos. Apesar do cenário favorável, informações divulgadas pelo Jornal Folha de indicam que as autoridades apresentam dificuldades para monitorar o movimento da nuvem, como aconteceu no último fim de semana.

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do governo do Rio Grande do Sul, Ricardo Felicetti, disse em entrevista à Folha que ainda existem riscos. “Apesar de apresentar baixa mobilidade abaixo de 15ºC, a vigilância está mantida porque admitimos risco pela proximidade da nuvem com o Brasil e eventual direção dos ventos que podem se deslocar para nosso estado”, afirma.

Argentina aplica inseticida contra nuvem de gafanhotos e, mesmo com frio, Brasil admite riscos de proximidade
Técnicos do SENASA monitoram plantações na Argentina. (Foto: Reprodução/SENASA)

Inseticidas foram aplicados em uma área de 115 hectares, correspondente a 150 campos de . A aplicação por técnicos do Senasa na Argentina, resultou na diminuição de 10% a 30% da nuvem. Os insetos têm até 15cm de envergadura e atingem plantações da Argentina e Paraguai desde o final de maio. A nuvem chegou a ter 10km de extensão, sendo que um quilômetro quadrado da nuvem pode ter 40 milhões de insetos.

No Brasil, a prevenção é feita pelo monitoramento das possíveis áreas e avançar em um plano de emergência caso os insetos avancem. Esta semana, técnicos no Rio Grande do Sul receberam treinamento do Ministério da Agricultura (MAPA), através de videoconferência. No estado gaúcho e em , o MAPA chegou a decretar estado de emergência fitossanitária para que os governos locais pudessem agir com medidas de contenção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é presa ao se passar por PM e ostentar filhos de mentira nas redes sociais

luiza ribeiro votada

Vereadora Luiza Ribeiro alerta para golpes usando suas fotos  

Jonathan Azevedo engata namoro com musa do Onlyfans; conheça ela

Com seis prisões, operação combate furto de energia e fraudes em Rio Brilhante

Notícias mais lidas agora

Condomínio é alvo de operação da PF contra grupo de tráfico de drogas em Campo Grande

Tereza e Nelsinho ouvem Riedel sobre efeito das tarifas de Trump antes de missão nos EUA

irmão de eliza samudio

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

Lula sanciona Lei que reconhece fibromialgia como deficiência a partir de 2026

Últimas Notícias

Cotidiano

41 mil famílias de MS não têm acesso à internet em casa, diz IBGE

Número equivale a 4,4% dos domicílios de MS e corresponde às pessoas que tem renda menor que um salário mínimo

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em dois bairros de Campo Grande; confira

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Política

Riedel diz que meta é erradicar a pobreza extrema em MS até 2026

Governador esteve com defensores públicos durante a abertura da 99ª Reunião Ordinária do Condege, em Campo Grande

Política

Deputado paraguaio nega acusações de suborno feitas pela viúva do jornalista Leo Veras

O deputado paraguaio Santiago Benítez (Partido Colorado) se defendeu publicamente das acusações de suborno feitas por Cinthia González, viúva do jornalista Leo Veras, assassinado há cinco anos. González alegou que Benítez tentou comprá-la para favorecer Waldemar Rivas Días, ‘o Cachorrão’, principal suspeito do crime. Benítez refuta as acusações, afirmando que se trata de uma manobra … Continued