O opositor russo Alexei Navalny, usou uma rede social para atualizar as pessoas sobre seu estado de saúde, que após ficar em estado grave por envenenamento, afirmou que já consegue respirar sozinho

A foto foi publicada nesta terça-feira (15), na imagem o opositor aparece ao cercado por sua família e sem aparelhos respiratórios, segundo publicado no portal G1. Alexei está internado em Berlim, na Alemanha.

“Olá, aqui é Navalny. Sinto falta de todos vocês. Eu ainda mal posso fazer qualquer coisa, mas ontem eu consegui respirar por todo o dia por minha própria conta. Realmente por minha própria conta”, disse Alexei para seus seguidores no instagram.

https://www.instagram.com/p/CFJwV0Dly0Z/

A assessora de imprensa de Navalny, Kira Yarmysh, afirmou que ele pretende retornar ao seu país depois de se recuperar.

Envenenamento

O caso ocorreu em 20 de agosto, quando Navalny passou mal a bordo de um avião e foi internado na Sibéria. Seus assessores afirmaram que ele tinha sido envenenado ao tomar um chá, informação que foi negada por médicos russos.

Alguns dias depois, o paciente foi transferido para um hospital em Berlim, especialistas alemães concluíram que ele foi envenenado com Novichok, agente neurotóxico desenvolvido pela União Soviética para uso militar.

Navalny ficou em estado grave e precisou de ajuda de um respirador. Apesar disso, se estado de saúde melhorou e ele deixou o coma induzido no dia 7 de setembro.