Pular para o conteúdo
Mundo

Após “doar” 2 milhões de comprimidos ao Brasil, EUA suspendem uso de cloroquina

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (15) a decisão de revogar “a autorização de uso emergencial que permitia que o fosfato de cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina fossem utilizados para tratar certos pacientes hospitalizados com COVID-19”. Agora, a recomendação só será incluída em um protocolo do governo caso haja comprovação científic...
Arquivo -

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (15) a decisão de revogar “a autorização de uso emergencial que permitia que o fosfato de e o sulfato de hidroxicloroquina fossem utilizados para tratar certos pacientes hospitalizados com ”. Agora, a recomendação só será incluída em um protocolo do governo caso haja comprovação científica de sua eficácia contra a covid e seu uso emergencial foi rejeitado.

A notícia vem poucas semanas depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que os americanos estavam doando 2 milhões de comprimidos do medicamento para malária ao Brasil. 

Tanto Bolsonaro como o presidente americano, Donald Trump, defenderam entusiasmadamente o uso do medicamento para pacientes com covid, mesmo que sua eficácia contra o novo vírus não tenha embasamento científico, com estudos preliminares indicando, inclusive, que a cloroquina pode aumentar a mortalidade de pacientes infectados pelo .

Nos EUA, a imprensa americana levantou suspeitas sobre as intenções de Trump ao recomendar o uso da cloroquina, uma vez que alguns de seus assessores são acionistas da Sandofi, farmacêutica francesa que produz medicamentos à base do princípio ativo.

“Deixamos claro em toda a emergência de saúde pública que nossas ações serão orientadas pela ciência e que nossas decisões podem evoluir à medida que aprendermos mais sobre o vírus SARS-CoV-2, revisarmos os dados mais recentes e considerarmos o equilíbrio entre riscos e benefícios dos tratamentos para a COVID-19”, disse Anand Shah, Comissário Adjunto para Assuntos Médicos e Científicos da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês).

“A FDA sempre sustenta suas decisões com as evidências mais confiáveis, de alta qualidade e atualizadas disponíveis. Continuaremos a examinar todas as autorizações de uso emergencial que a FDA emitiu e faremos mudanças, conforme apropriado, com base em evidências emergentes”, afirmou.

“Enquanto estudos clínicos adicionais continuam a avaliar o benefício potencial desses medicamentos no tratamento ou prevenção da COVID-19, nós determinamos que a autorização de uso emergencial não era mais apropriada. Esta ação foi tomada após uma avaliação rigorosa por cientistas em nosso Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos”, disse Patrizia Cavazzoni, diretora interina do Centro de Avaliação de Medicamentos do FDA.

OMS

Também nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que deverá tomar uma decisão sobre a manutenção ou não dos testes sobre o remédio.

No mês passado, a organização informou que o uso da hidroxicloroquina estava suspenso no ensaio clínico internacional Solidariedade (“Solidarity”). A decisão foi baseada em um estudo publicado na revista científica The Lancet. 

O estudo concluiu que o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, mesmo quando associadas a outros antibióticos, aumenta o risco de morte e de arritmia cardíaca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
anhnaguera

De Excel a cuidados com idosos, faculdade oferta cursos gratuitos em Campo Grande

Confeiteira que esfaqueou mulher no Centro vai continuar presa em Campo Grande

China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos

‘Exame Angelina Jolie’ será oferecido pelo SUS em Campo Grande neste 2º semestre

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Presidente do STF fica preso em elevador na sede da OAB em Fortaleza

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Imagens mostram motociclista que morreu batendo em carro de funerária em Campo Grande

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o motociclista Erasmo Feitosa Guilherme, de 67 anos, bateu em um carro de funerária, no sábado (19), na Avenida Ceará, na Vila Célia, área central de Campo Grande.  Pelas imagens é possível ver quando o veículo da funerária cruza a Avenida Ceará e tem a … Continued

Transparência

Imasul reabre prazo para habilitação de eleição do comitê da bacia hidrográfica do rio Miranda

Há uma vaga para seis tipos de segmentos que podem ocupar cadeira no Comitê

Famosos

Amores de Preta Gil: cantora ganha homenagens de artistas com quem viveu romances

Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, enquanto fazia um tratamento contra o câncer nos Estados Unidos; confira as despedidas

Polícia

Acusado de estuprar ex-companheira grávida de 7 meses continuará preso

Justiça de Dourados decretou prisão preventiva