Após “doar” 2 milhões de comprimidos ao Brasil, EUA suspendem uso de cloroquina
Autoridades sanitárias dos Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (15) a decisão de revogar “a autorização de uso emergencial que permitia que o fosfato de cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina fossem utilizados para tratar certos pacientes hospitalizados com COVID-19”. Agora, a recomendação só será incluída em um protocolo do governo caso haja comprovação científic…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Autoridades sanitárias dos Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (15) a decisão de revogar “a autorização de uso emergencial que permitia que o fosfato de cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina fossem utilizados para tratar certos pacientes hospitalizados com COVID-19”. Agora, a recomendação só será incluída em um protocolo do governo caso haja comprovação científica de sua eficácia contra a covid e seu uso emergencial foi rejeitado.
A notícia vem poucas semanas depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que os americanos estavam doando 2 milhões de comprimidos do medicamento para malária ao Brasil.
Tanto Bolsonaro como o presidente americano, Donald Trump, defenderam entusiasmadamente o uso do medicamento para pacientes com covid, mesmo que sua eficácia contra o novo vírus não tenha embasamento científico, com estudos preliminares indicando, inclusive, que a cloroquina pode aumentar a mortalidade de pacientes infectados pelo coronavírus.
Nos EUA, a imprensa americana levantou suspeitas sobre as intenções de Trump ao recomendar o uso da cloroquina, uma vez que alguns de seus assessores são acionistas da Sandofi, farmacêutica francesa que produz medicamentos à base do princípio ativo.
“Deixamos claro em toda a emergência de saúde pública que nossas ações serão orientadas pela ciência e que nossas decisões podem evoluir à medida que aprendermos mais sobre o vírus SARS-CoV-2, revisarmos os dados mais recentes e considerarmos o equilíbrio entre riscos e benefícios dos tratamentos para a COVID-19”, disse Anand Shah, Comissário Adjunto para Assuntos Médicos e Científicos da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês).
“A FDA sempre sustenta suas decisões com as evidências mais confiáveis, de alta qualidade e atualizadas disponíveis. Continuaremos a examinar todas as autorizações de uso emergencial que a FDA emitiu e faremos mudanças, conforme apropriado, com base em evidências emergentes”, afirmou.
“Enquanto estudos clínicos adicionais continuam a avaliar o benefício potencial desses medicamentos no tratamento ou prevenção da COVID-19, nós determinamos que a autorização de uso emergencial não era mais apropriada. Esta ação foi tomada após uma avaliação rigorosa por cientistas em nosso Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos”, disse Patrizia Cavazzoni, diretora interina do Centro de Avaliação de Medicamentos do FDA.
OMS
Também nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que deverá tomar uma decisão sobre a manutenção ou não dos testes sobre o remédio.
No mês passado, a organização informou que o uso da hidroxicloroquina estava suspenso no ensaio clínico internacional Solidariedade (“Solidarity”). A decisão foi baseada em um estudo publicado na revista científica The Lancet.
O estudo concluiu que o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, mesmo quando associadas a outros antibióticos, aumenta o risco de morte e de arritmia cardíaca.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.