Pesquisadores alemães da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg estão empenhados na tentativa de entender como o covid-19, causador do novo coronavírus dissemina entre as pessoas. Para isso, no próximo dia 22 de agosto, os pesquisadores farão um evento em um espaço fechado com cerca de 4 mil pessoas.

De acordo com a ideia, as pessoas usarão máscaras e um sanitizante nas mãos que brilha no escuro para que seja possível detectar as áreas mais tocadas no evento. Cada participante vai usar um colar com GPS para que os pesquisadores acompanhem a trajetória da pessoa dentro do espaço.

Os voluntários para o evento precisam ter entre 18 e 50 anos e cada um deles farão o teste 48h antes do show iniciar. Para participar, os voluntários precisaram ter testado negativo para coronavírus.

Os ‘festeiros’ irão participar de três shows. O primeiro será feito nos moldes que aconteciam sem a pandemia e sem distanciamento social, e com duas entradas. No segundo show, oito entradas para um estádio e alguns assentos estarão bloqueados para garantir o distanciamento entre os voluntários. No terceiro e último, apenas 2 mil pessoas vão participar e se sentarão a 1,5 metro de distância dos demais.

Até o momento, 878 pessoas se inscreveram para serem utilizados no experimento e assistir o show do cantor Tim Bendzko. A Alemanha é um dos países que conseguiram frear e controlar a epidemia do coronavírus.